Notícias

Notícias da Câmara



Conscientização e prevenção do câncer de boca é tema na Tribuna Livre

Durante a 42ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (17), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, os vereadores da Câmara Municipal receberam o orador Alessandro Vail de Camargo, a convite da presidência da Casa, para falar sobre o ‘Novembro Vermelho’, uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de boca. 

O orador destacou que a campanha ‘Novembro Vermelho’ deve ter a mesma visibilidade que a campanha ‘Novembro Azul’, que visa conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. 

Durante a fala, o cirurgião dentista relembrou dos problemas causados pela doença, como a mutilação da face e a exclusão social. Ainda de acordo com o profissional, em média, 3 a cada 100 mil pessoas morrem por este tipo de câncer.

A campanha ‘Novembro Vermelho’ reforça a importância do autoexame e de cuidados diários com a saúde. A data foi instituída no calendário oficial do município pelo Projeto de Lei Nº 77/2022, de autoria da vereadora da 18ª Legislatura, Regina Noêmia Geromél Corrochel. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil, principalmente na população do sexo masculino. Embora haja estratégias para prevenção e diagnóstico precoce, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer da boca e orofaringe é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca).

Ainda segundo o órgão, o tabaco e o álcool são os principais fatores de risco para o câncer de boca e orofaringe. Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a infecção pelo vírus HPV e a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco de câncer de boca e orofaringe. 

Além do autoexame, algumas atitudes simples ajudam na prevenção do câncer bucal e na manutenção da saúde em geral, segundo o Ministério: evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool. Manter boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente. Adotar uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e usar protetor labial com filtro solar, especialmente quem trabalha ao ar livre. 

O vídeo da 42 ª Sessão Ordinária está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=AMaTTa9guO0

Julia Peixoto

Jornalista/CMA

Visualize fotos




Publicado em: 17/11/2025 20:21:39

Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA