O orador Bruno Marini esteve, a convite da Presidência da Câmara, na Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, para falar sobre o tema “Uso do metanol e seus riscos à saúde pública”.
Bruno, que é médico, ressaltou que o Brasil já registra 16 mortes e 62 casos confirmados de intoxicação por metanol. Ele explicou os efeitos da substância no organismo, além dos sintomas de intoxicação.
O orador salientou que só é possível identificar a presença de metanol em uma bebida por meio de análise laboratorial. Ele também alertou que os sintomas de intoxicação não são imediatos, podendo se manifestar em até 24 horas após a ingestão.
Por ser uma substância tóxica ao ser humano, Bruno Marini destacou que, em caso de algum dos sintomas de intoxicação por metanol - como dor de cabeça, náuseas, confusão mental, vômitos, dores abdominais e turvação visual -, é necessário buscar atendimento médico imediato para que o quadro do paciente não se agrave.
Por fim, Bruno orientou cuidado na compra de bebidas alcoólicas cujo preço está muito abaixo do que é cobrado no mercado ou com rótulo violado.
O vídeo da 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, com o depoimento completo do orador, está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dBlt78RuB5U
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 24/11/2025 20:19:11
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA