Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram ontem, durante a 30ª sessão ordinária, sete projetos de lei de denominação de vias públicas, localizadas no Jardim das Esmeraldas e no Conjunto Habitacional Warley Colombini. Os projetos, aprovados por unanimidade, são de autoria dos vereadores Derci Tófolo (DEM), Eduardo de Moraes (PP) e Valdemir Gomes-Mami (PT).
De autoria do vereador Derci Tófolo, denomina-se rua Antonio Tófollo a rua Projetada 2 do Jardim das Esmeraldas, para prestar a devida homenagem a este cidadão, cuja existência foi marcada pela honestidade e solicitude. Nascido em 10 de setembro de 1925, filho de Anna Filha e João Tófollo. Casou-se em Cordeirópolis em 1979 com Maria Aparecida Minatel, e dedicado á família deixou um legado de exemplos hoje seguidos pelos filhos: Luiz Antonio, Geraldo Aparecido, Sirlei Aparecida e Vera Lúcia. Incansável agricultor, Antônio Tófollo é referência aos seus quando o assunto é trabalho, família e valorização do ser humano. Devoto de fé inabalável, disseminou sempre os valores cristãos e acalentou os corações daqueles que viviam ao seu redor.
Tófolo também denomina de rua Natal Mazetto a rua Projetada 1 do Jardim das Esmeraldas em homenagem ao ararense, filho de Guilherme Mazetto e Anunciata Fioramonte, do Núcleo Araruna. De família grande de 8 irmãos, lutou pelo Brasil na guerra de 1942. Desde cedo trabalhou na lavoura e como lenhador, e depois foi trabalhar no setor de embalagens de madeira na fabrica de panelas do irmão. Apaixonado por Araras, era freqüentador das missas das 9h de domingo no Santuário Sagrado Coração de Jesus e assíduo ocupante dos bancos da avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, onde mantinha grande circulo de amigos. Com Juventina Soares Mazetto educou 8 filhos: 5 mulheres e 3 homens.
De autoria do mesmo vereador, denomina-se rua Luiz Carlos D’Alessandri a via Projetada 4 do Jardim das Esmeraldas. A presente denominação tem o objetivo de prestar homenagem ao cidadão Luiz Carlos D´Alessandri, nascido em Araras em 14 de janeiro de 1954, onde casou-se com Maria Auxiliadora Bueno Campagna e teve três filhos. Agricultor, de família simples, buscou no trabalho honesto referência de educação e honestidade.
Já o vereador Eduardo de Moraes denomina de rua Coronel Primo Beraldo a atual rua 03 do Conjunto Residencial Prefeito Warley Colombini. O Coronel Primo Beraldo era membro de família tradicional e benquista de nossa cidade, tendo iniciado sua brilhante carreira militar no ano de 1968. Tornou-se Bacharel em Ciências Militares pela Academia de Agulhas Negras em 1971, graduou-se engenheiro militar na área de Cartografia em 1981 pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), onde concluiu pós-graduação. Realizou Estágio de Cartografia Automatizada nos Estados Unidos da América em 1993 e utilizou os conhecimentos da área na qual concluiu o mestrado em benefício dos processos de automatização da Cartografia no Exército do Brasil. O Coronel Primo Beraldo é referência de compromisso com a integridade e segurança nacionais, tendo se empenhado com afinco para engrandecer a atividade de cartografia dentro do Exército, como o Projeto Radiografia da Amazônia. O Coronel honra o Exército de nosso País e a todos os brasileiros com seu exemplo, motivando novos seguidores para o real cumprimento da missão, transcendendo inúmeras vezes os limites do dever. Faleceu no dia 31 de março de 2009, em Brasília-DF. O Coronel Beraldo completaria 60 anos no dia 21 de abril
Através de projeto de lei, também aprovado ontem, o vereador Valdemir Gomes-Mamidenomina de rua Aurino Conceição Gomes a rua “05” do Conjunto Residencial Prefeito Warley Colombini.O homenageado é pai do vereador, nasceu em Itaberaba, Bahia no dia 23 de junho de 1933, filho de Joaquim F. Gomes e de Jacinta F. da Conceição e faleceu em 18 de novembro de 2000. Casado com a Sra. Inês Cerqueira Gomes, Aurino mudou-se para Araras em 1965, colaborou com o desenvolvimento de nossa cidade trabalhando como lenhador nas lavouras de café, laranja, algodão e cana de açúcar. Também trabalhou nas usinas Santa Lúcia, São João e Palmeiras. Homem simples, temente a Deus, ensinando desde cedo aos seus filhos às orações e a participação em missas e catequese, cidadão de honra, pai de família dedicado ao trabalho e à educação dos filhos, criou e educou seus 11 filhos na fé cristã com muito esforço e dignidade, sempre questionou as injustiças sociais e pregava a igualdade entre as pessoas.
O vereador ainda denomina de rua João Ferreira de Melo a via pública 11 do Conjunto Residencial Prefeito Warley Colombini. O homenageado é natural de Conchal e faleceu na cidade de Araras em 11 de abril de 2003. Trabalhou como vigilante e segurança em várias empresas da cidade. Participou na Paróquia São Francisco desde 1982, ano de criação da então Comunidade São Francisco de Assis.
Outro projeto de autoria do vereador petista denomina de rua Padre João Drago a via pública 12 do Conjunto Residencial Prefeito Warley Colombini. Drago Giovanni nasceu em 16 de junho de 1920, em Arre (Pádua) e faleceu em 12 de janeiro de 1990, em Verona. Padre Espiritual, promotor vocacional e professor de teologia dogmática, pediu para vir ao Brasil sem ofícios particulares, porém, acabou assumindo o encargo de primeiro representante do Padre Geral na recém constituída delegação do Brasil. Amou o Brasil: inseriu-se em sua cultura; apreciou com o entusiasmo de uma criança as riquezas deste povo e desta Igreja do Brasil; viveu na própria pele, a pobreza, os limites, as injustiças que aí encontrou. Na doença que o levou a morte, nos momentos de consciência falava só português, a língua da sua nova pátria.
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação/CMA