O Deputado Estadual Hamilton Pereira – PT junto com a Sra. Rita de Cássia Gonçalves Viana - Presidente do CEADEC – (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e Região) estará nesta segunda-feira (23) na cidade a convite do Vereador Mami (Valdemir Gomes – PT) para visita ao gabinete do Prefeito Nelson Dimas Brambilla, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil e ao Departamento do Meio Ambiente de Araras.
Na ocasião o deputado Hamilton Pereira irá apresentar seu projeto de lei 463/2011 que trata das diretrizes para a Política Estadual de Busca a Pessoas Desaparecidas ao Secretário de Segurança - Milton Triano e após a reunião estará em entrevista no Programa Opinião Jornal, ás 12hrs para falar sobre o assunto.
Segundo o deputado Hamilton Pereira, “O desaparecimento de pessoas, qualquer que seja a idade, condição física ou social, têm sido motivo de muita angústia e desespero para seus parentes e familiares, e têm acontecido de forma recorrente e sistemática a cada dia, principalmente em nosso Estado.
Tem sido alarmantes os números de desaparecimentos registrados a cada dia. De acordo com dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo, divulgados pela imprensa em fevereiro de 2011, o número de pessoas desaparecidas chegou a 13.089 (treze mil e oitenta e nove) entre 1º de janeiro de 2008 e 9 de fevereiro de 2011, perfazendo uma média de 11 (onze) pessoas desaparecidas por dia, entre crianças, idosos, mulheres e homens.
Tais números fornecidos pelo órgão de Segurança Pública demonstram e evidenciam a necessidade de um instrumento legal que disponha sobre uma política de busca de pessoas desaparecidas no nosso Estado, defina diretrizes para tal política e crie um Banco de Dados Estadual contendo informações de tais pessoas”.
Após a entrevista que será realizada ao vivo no Opinião Jornal TV, o deputado e a Presidente da CEADEC irão ao Departamento do Meio Ambiente em reunião com o Diretor Sr. Raul Winter em seguida farão uma visita a Cooperativa de Reciclagem onde a Sra. Rita Viana irá apresentar o projeto Cata Vida, um dos projetos realizados pela ONG.
O CEADEC - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania - é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada no ano de 1999, com sede em Sorocaba (SP). É integrada por lideranças sindicais e comunitárias, empresários e por profissionais multidisciplinares com extensa atuação nos movimentos sociais: sindical, popular e na área do associativismo. Paralelamente, foram iniciadas ações visando projetos de geração de emprego e renda e na área do meio ambiente, mais especificamente no apoio e fomento à criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Ao longo deste período, essa atuação tornou o CEADEC uma organização especializada na assessoria às organizações e empreendimentos dos catadores de materiais recicláveis. O CEADEC atua como entidade fomentadora e incubadora das cooperativas de catadores da região de Sorocaba.
A Rede Cata Vida são cidadãos desempregados, em busca de trabalho e renda; pessoas trabalhando em péssimas condições de salubridade nos lixões, catando a sobrevivência do dia-a-dia; cidadãos em busca de melhores condições de vida para suas famílias; cidadãos trabalhando nas ruas, de forma solitária e isolada, desorganizados, sem auto-estima, sendo explorados pelos intermediários da venda dos materiais recicláveis para as indústrias, os chamados “sucateiros” ou “donos de depósitos”.
Assessoria do Vereador Mami