Foi lida na última sessão da Câmara indicação do vereador Breno Cortella (PT) ao prefeito Nelson Brambilla para a implantação de bicicletários na área de estacionamento rotativo. A reserva de espaço para estacionamento gratuito de bicicletas foi prevista pela Lei Municipal nº 4.392/2011, que promoveu alterações na chamada "Zona Azul" em Araras.
A medida foi incluída na lei por iniciativa do vereador Breno, aprovada pela Camara e sancionada pelo prefeito. No entanto, o vereador explica que até o momento a legislação não foi cumprida. "Determinamos a obrigatoriedade de área específica para afixação e estacionamento seguro de bicicletas", aponta o vereador.
Essa obrigação está contida na atual redação do inciso VIII, do artigo 2º, da Lei. Segundo Breno o objetivo é estimular o uso de bicicletas como meio de transporte. "Um local reservado e seguro estimula as pessoas a utilizarem mais esse meio de transporte", afirma.
O vereador tem defendido diversas propostas em defesa do uso das bicicletas. No orçamento desse ano apresentou emenda que reservou recursos para implantação de ciclovias e ciclofaixas no município.
Breno ressalta que essas propostas tem grande impacto na mobilidade urbana e são reivindicadas por muitos ciclistas. “O poder público pode oferecer a infraestrutura necessária para maior utilização da bicicleta”, ressalta.
O vereador acredita na importância da ampla utilização da bicicleta. “É um transporte com sustentabilidade ambiental, que promove a atividade física e a qualidade de vida”, afirma.
Breno espera contar com apoio do Poder Executivo para o cumprimento da lei e na implantação desses bicicletários. “Acredito que são ações de fácil e rápida implantação”, conclui.
FOTO
Legenda: Biclicletário instalado na Estação Rodoviária "Padre João Modesti"