Abrindo a semana de eventos no município, a Câmara Municipal de Araras realizou na noite desta terça-feira a Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20 de novembro. Na ocasião os vereadores da Casa indicaram afrodescendente para receberam a homenagem, devido ao destaque pelas ações desenvolvidas junto à comunidade ararense.
A solenidade foi instituída através da resolução Nº 8 de 7 de dezembro de 2010 de autoria do vereador Valdemir Gomes-Mami (PT), visando promover uma ampla reflexão sobre as condições dos afrodescentes no passado, presente e futuro, tendo em vista que a discriminação é um fato da vida dos integrantes desta etnia.
Todos os homenageados na Sessão Solene receberam uma Moção de Congratulações em nome do vereador proponente, além de flores. Confira os homenageados e os vereadores proponentes.
Breno Zanoni Cortella - Luiz Carlos Mariano
Derci Tófolo – Carmem Aparecida Jeremias Francisco
Erinson Mercatelli - Paulo Roberto Apolinário DE Souza
Irineu Norival Maretto - José Eduardo Geremias
José Roberto Rimério-Miqueira - Alberto Aparecido Bento
· Léo Gurnhak - José Cícero de Lima
Valdemir Gomes MAMI - Rubens Aparecido Antonio de Lima
Marcelo Fachini - Maria do Carmo Campos
A programação do município em comemoração ao Dia da Consciência Negra segue até o dia 24, com atrações musicais, oficinas e manifestações culturais. Os eventos serão realizados por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, e entidades como o Acafro (Acervo Cultural Afro Brasileiro), o Yle Axé de Yansã, o Levante Popular da Juventude da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), além de grupos de capoeira do município.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
FOTO
CREDITO: Hideraldo Rocha
LEGENDA: Os homenageados pelos vereadores da Câmara Municipal de Araras, em sessão solene pelo Dia da Consciência Negra
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação & Cerimonial