O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella (PT) apresentou na última sessão ordinária uma indicação ao prefeito Nelson Brambilla para implantação do IPTU Verde. A proposta significa a concessão de descontos no IPTU dos imóveis que possuírem árvores na calçada e também para as construções que tenham área permeável à chuva (jardim, horta, gramado).
Desde 2007 o vereador tem defendido essa proposta que precisa ser enviada à Câmara como projeto de lei de autoria do Poder Executivo. Breno explica que esse incentivo ambiental tem como objetivo estimular o plantio de árvores e conscientizar moradores de nossa cidade para a preservação do meio ambiente. “O IPTU Verde é uma forma de preservar o meio ambiente, melhorando a arborização urbana com esse estímulo aos contribuintes pelos descontos oferecidos”, comenta.
O vereador destaca que a implantação do IPTU Verde será uma importante medida que deve ser tomada pela atual Administração Municipal, pois as árvores reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar e a paisagem de nossa cidade. Também, são importantes mecanismos de captura do gás carbônico, que causa o aquecimento global.
Breno ressalta que nossa cidade ostenta o título de “Cidade das Árvores” e tem o dever de honrar essa marca com políticas públicas de grande impacto ambiental que incentivem o plantio de árvores. “Outras cidades já fazem isso, nós estamos ficando para trás no quesito arborização urbana”, afirma.
O presidente da Câmara também considera que a cidade terá vantagens econômicas com a redução de obras contra enchentes. "A impermeabilização do solo nos obriga a promover obras grandiosas e de alto custo, o que poderá ser minimizado ao longo dos anos com o IPTU Verde", disse.
O vereador espera contar com a atenção do prefeito para implantação desta importante medida que foi incluída como proposta na primeira e segunda Conferência Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, ocorridas em 2009 e 2011. “O desconto garantido pelo IPTU VERDE ajudará na conscientização de toda a cidade sobre a importância de manutenção de áreas verdes permeáveis”, conclui Breno.
Publicado em: 28/02/2013 19:44:00
Publicado por: Imprensa