Notícias

Notícias da Câmara



Presidente da Câmara visita dirigente regional de Ensino

O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella (PT) visitou na manhã de quinta-feira (28) a Diretoria de Ensino da Região de Pirassununga, a qual abrange Araras. O objetivo da visita foi apresentar os projetos Câmara-Jovem e Câmara Cidadã desenvolvidos pelo Legislativo com a participação das escolas.

Breno foi recebido pela dirigente regional de Ensino, Lucimeire dos Santos, que demonstrou disposição em estreitar a parceria da Câmara de Araras com as escolas públicas estaduais. A Diretoria Regional de Ensino é órgão do Governo do Estado de São Paulo vinculado à Secretaria da Educação e responsável pelas escolas de sua jurisdição.

O presidente ficou satisfeito com a receptividade da dirigente regional, que também contou ao vereador dos projetos que serão desenvolvidos pelas escolas neste ano e no próximo. “A Câmara pode contribuir muito com as escolas que cumprem a missão de formar cidadãos”, disse Breno.

A Câmara de Araras desenvolve dois projetos em parceria com as escolas da cidade. A Câmara-Jovem é destinada aos estudantes entre 16 e 18 anos e foi instituída por meio do decreto legislativo nº 6/2001 com intuito de despertar na juventude ararense a consciência de cidadania, voltada à política participativa. Os vereadores-jovens realizam sessões ordinárias mensalmente e podem encaminhar proposituras a título de sugestão que são enviadas ao Executivo e ao Legislativo.

O projeto Câmara Cidadã tem como principal objetivo promover palestras, campanhas ou debates de cunho social, educacional, assistencial, cultural, filantrópico e na área da saúde, que tragam benefícios à população da cidade. Faz parte também do projeto levar conhecimento aos estudantes de Araras sobre as funções do Poder Legislativo. Semanalmente a Casa recebe a visita de alunos de escolas públicas e particulares, que aproveitam a oportunidade para conhecer o local e conversar com os parlamentares. O programa foi criado pela Mesa Diretora da Câmara através da resolução nº 45 de 7 de dezembro de 2005.

De acordo com Breno, o Legislativo deve ser sempre aberto, democrático. Desta maneira, o presidente espera realizar contato com outras organizações ao longo de seu mandato. “Temos que ter em mente uma Câmara participativa, que contribua para a democracia da cidade, fomente o debate político e garanta o avanço de consciência sobre a vida em comunidade. Assim, melhoramos nossas instituições e a efetivação de diretos”, conclui.

Visualize fotos




Publicado em: 01/03/2013 18:51:00

Publicado por: Imprensa