Na segunda-feira (4) a Câmara Municipal de Araras realizou a 5ª Sessão Ordinária. Na ocasião, a Casa recebeu na Tribuna Livre a fisioterapeuta Roberta Barbinato, que abordou o Dia Internacional de Luta das Mulheres.
Roberta contou um pouco sobre a história do surgimento do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março. Ela também revelou alguns dados estatísticos que apontam preconceitos e agressões ocorridas contra as mulheres, além do crescimento da mulher como provedora da família. Segundo Roberta, em Araras o número de inquéritos abertos contra maridos agressores é de 60 por mês, porém ela acredita que exista um número bem maior de casos sem registro.
Projetos de lei
Na 5ª Sessão Ordinária entrou em discussão o projeto de lei do Executivo Municipal que proíbe o uso de aparelho sonoro no interior de qualquer veículo de transporte coletivo urbano de passageiros do município de Araras. Porém, o vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) formulou pedido de vista do projeto. O pedido foi aprovado e a discussão interrompida para análise. O projeto pode voltar para votação na próxima sessão ordinária.
A proposta do Executivo estabelece a proibição de uso de aparelhos sonoros por parte dos usuários, motoristas e cobradores no interior de qualquer veículo integrante do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros no município. A expressão “aparelhos sonoros” compreende, dentre outros, os tocadores pessoais de música em formato digital, telefone celular, rádio, MP3, MP4 e similares. O descumprimento da lei importará em multa, estabelecida pelo Poder Executivo, podendo o responsável pelo veículo ordenar o desligamento do aparelho e retirada do infrator do veículo.
Ocorreu também a votação do projeto de lei de autoria do vereador Eder Donizeti Muller (PSDC) que denomina de “Olívio Pedron” o Sistema de Lazer “04”, do Jardim Residencial Lagoa. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Olívio Pedron trabalhou por mais de 15 anos na antiga Citrobrasil e foi um dos primeiros moradores na avenida da Saudade. Depois de sair da empresa, o homenageado foi proprietário de um comércio bem popular, o Bar da Saudade. Também foi pedreiro e pioneiro em desenvolver trabalhos usando bambu.
Publicado em: 05/03/2013 19:47:00
Publicado por: Imprensa