Notícias

Notícias da Câmara



Câmara inicia transmissão das sessões pela televisão

A Câmara Municipal de Araras retoma na segunda-feira (6) a transmissão ao vivo em rede de televisão aberta das sessões ordinárias. As sessões ocorrem todas as segundas a partir das 20 horas. O processo de concorrência nº 002/2013 foi concluído no sábado (27), com a publicação do termo de homologação e adjudicação, que declarou como vencedora a Fundação Educativa de Araras – TV Opinião. A população poderá assistir as sessões pelo canal 51 em TV aberta, ou nos canais 98 e 198 da NET.

Além da ampla divulgação da concorrência conforme determina a lei, todas as emissoras de televisão aberta que transmitem na cidade de Araras foram informadas da abertura da licitação. A TV Opinião foi a única interessada e que apresentou proposta. O contrato com a vencedora foi assinado nesta sexta-feira (3) no valor estimado de R$ 168.750,00, de execução pelo prazo de 12 meses. O valor pago será R$3.750,00 por sessão. Os equipamentos e profissionais utilizados são de responsabilidade da contratada. No mínimo duas câmeras serão operadas por dois profissionais na captação das imagens. A contratada também deverá manter na Câmara um profissional para corte e edição da transmissão ao vivo.

A iniciativa tem o objetivo de dar continuidade ao processo de transparência e democratização das informações da Câmara, e visa a maior participação da população no processo legislativo. A transmissão das sessões pela televisão está prevista no regimento interno da Casa e foi incluída pela resolução nº4/2009, de autoria do então presidente do Legislativo, Dr Nelson Dimas Brambilla. Atualmente as sessões são transmitidas ao vivo pela rádio Araras FM (107,7 Mhz) e também via internet na página da Câmara Municipal. Todos os vídeos gravados ficam disponíveis no site para visualizações.

Uma pesquisa de opinião pública contratada pela Câmara Municipal de Araras, realizada em agosto de 2011, mostrou que a maioria (65%) dos entrevistados prefere assistir as sessões pela TV, sendo que 93% preferem ao vivo. A pesquisa foi realizada com um total de 459 pessoas de diferentes bairros, escolaridades e idades.

No ano passado, as últimas seis sessões do Legislativo também foram transmitidas pela Fundação Educativa e Cultural de Araras – TV Opinião. A ação foi uma iniciativa do ex-presidente Irineu Norival Maretto para verificar a aceitação do público.

A decisão de retomada das transmissões das sessões foi adotada pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), com a participação de todos os vereadores e vereadoras. Segundo o presidente, a transmissão da sessão ao vivo pela televisão gerou uma repercussão positiva no final do ano passado. "Entendemos que é um investimento positivo, que garante grande transparência aos debates e às decisões da Câmara", disse Breno.

TV Câmara Digital

No ano passado, a Câmara Municipal de Araras firmou acordo para a instalação da Rede Legislativa de TV Digital em Araras. A implantação da chamada "TV Câmara" continua em andamento no Legislativo Municipal. Está em fase de contratação o serviço de engenharia para estudos e projeto de instalação. Essa é a primeira exigência do Ministério das Comunicações. A ação envolve um processo de planejamento técnico que inclui a compra de equipamentos, a instalação de estação transmissora, além de estudos e estimativas dos investimentos financeiros.

A Rede Legislativa de TV Digital é resultado da iniciativa da Câmara dos Deputados em compartilhar com outras casas legislativas os canais de TV digital a ela consignado, com o objetivo de permitir a expansão do sinal digital das emissoras de TV do Poder Legislativo. O projeto da Rede Legislativa foi criado pela Câmara dos Deputados em 2006 para garantir mais transparência e acesso aos trabalhos realizados pelos parlamentares, além transmitir as sessões e reuniões de comissões, visando a interatividade e a transparência dos trabalhos realizados na Casa.

Por meio de parceria assinada com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a população paulistana já possui acesso há alguns anos ao sinal digital, aberto e gratuito da TV Câmara, da TV Senado e da TVAlesp.

 





Publicado em: 03/05/2013 18:04:00

Publicado por: Imprensa