A Prefeitura de Araras iniciou a instalação de bicicletários em vários pontos da cidade, medida essa que vinha sendo reivindicada e defendida pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella e pelo o vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), ambos do Partido dos Trabalhadores (PT) .
A 1ª etapa do projeto inclui a colocação de três dispositivos no local - um próximo ao Paço Municipal, outro em frente às Casas Bahia e mais um próximo à Casa da Cultura, ao lado do ponto de ônibus e no Centro de Atendimento ao Munícipe “Guerino Bertoline”.
Além disso, eles serão colocados também no Calçadão “Monsenhor Quércia” e no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, além do Centro de Atendimento ao Munícipe “Guerino Bertoline”.
Os bicicletários serão instalados em pontos estratégicos, próximos a estabelecimentos comerciais e administrativos, escolas, bancos e praças, garantindo assim que o ciclista guarde a bicicleta com segurança.
As novas praças e os espaços de lazer revitalizados pela Prefeitura também passarão a contar com os dispositivos.
A implantação de bicicletários em Araras foi assunto debatido vereadores Breno e Zé Bedé, durante a Conferência Municipal das Cidades. Zé Bedé fez indicações que fossem instalados no Centro de Atendimento da Região Leste e em espaços públicos da cidade. Já vereador Breno também pediu a regulamentação da Lei 4.392/2011 para determinar a implantação de bicicletários gratuitos no estacionamento rotativo pago (Zona Azul) e garantiu a implantação também de dois bicicletários na Câmara Municipal.
“Tal medida faz-se necessária e é reivindicada por muitos ciclistas. Ela facilita a utilização da bicicleta como meio de transporte, oferecendo espaço adequado e segurança e, além disso, a bicicleta, é um importante meio de transporte, não polui o meio ambiente e promove a boa qualidade de vida”, afirmou o vereador Breno.
Para o vereador Zé Bedé a implantação dos bicicletários beneficia principalmente os moradores que residem longe do centro e, precisam guardar as suas bicicletas em lugares seguros. “Além de zelar pela bicicleta, estimulará as pessoas a usarem este meio de transporte, e promove a redução do tráfego urbano e da poluição”, reiterou.
Cada bicicletário de chão mede 2m x 2,50m e tem capacidade para acomodar até 5 bicicletas. Outros espaços públicos da cidade já contam com dispositivos semelhantes, como o Lago Municipal, a Câmara Municipal e a Rodoviária Municipal “Padre João Modesti”.
O projeto é realizado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade; já a instalação dos bicicletários cabe às equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.
Os vereadores agradeceram à administração municipal por ter atendido a reivindicação e ressaltaram a importância do executivo tomar medidas que realmente vão ao encontro com os anseios da população e que contribui com a preservação do Meio Ambiente.
FOTO:
Legenda: Bicicletário é implantado na Praça Barão de Araras - Crédito: Horácio Buzolin Júnior/Secretaria de Comunicação da Prefeitura
Assessoria do vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT)
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura
Publicado em: 01/08/2013 10:07:00
Publicado por: Imprensa