Na noite de quarta-feira (16) os parlamentares da Câmara Municipal de Araras estiveram EMEF Prof. João Poletti para receber os moradores da região leste que participaram do programa “Câmara Participativa”. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes e levaram suas sugestões de melhorias para os bairros da região.
Um total de 10 pessoas realizaram pronunciamentos perante a Câmara e foram encaminhadas 6 questões por escrito. Algumas pessoas trouxeram mais de uma reivindicação ou dúvida. Os vereadores e vereadora ouviram os pronunciamentos da comunidade durante aproximadamente 2 horas.
Estiveram presentes na primeira reunião da Câmara Participativa, o presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT) , os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Erinson Mercartelli (PSB), José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT), vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). O chefe de gabinete do prefeito Léo Gurnhak também compôs a mesa para acompanhar as reivindicações da população representando o Poder Executivo.
Os moradores reivindicaram melhorias nas áreas de esporte, saúde, transporte, cultura, trânsito e meio ambiente. Teve pedido para construção de área de lazer no bairro Costa Verde e aquisição de mais materiais esportivos. Também foram relatadas dificuldades no transporte de pacientes, no atendimento do Caem (Centro de Especialidades Médicas “Dr. Nelson Salomé”. Foi sugerida a inserção de psicólogos e mais médicos na rede pública. Já no trânsito, foi apresentado um problema em rotatória da rua Nicola Ricci, no Parque Dom Pedro. Uma moradora sugeriu a criação de oficinas culturais e teatro para adultos e 3ª idade. Na área ambiental foram questionados alguns problemas de conservação do Bosque Ararinha, mau cheiro nos bairros Pedras Preciosas e Jd. Celina, além de reclamação sobre barulho e fuligem de atividade industrial.
O presidente da Câmara, vereador Breno, avaliou positivamente esta primeira reunião. Ele considera que as questões tratadas foram relevantes e de interesse daquela comunidade. "Pudemos ouvir e conhecer mais as demandas da população. Foi proveitoso para o Legislativo e para os cidadãos, que viram a preocupação da Câmara em melhorar a cidade", afirmou.
Todas as manifestações foram registradas para serem respondidas ou encaminhadas. Questões que sejam de atribuições da Prefeitura serão remetidas ao Poder Executivo. Dúvidas ou reivindicações de outros órgãos também serão encaminhadas. A Câmara vai acompanhar todas as questões levantadas e manter o cidadão informado do seu andamento.
O programa “Câmara Participativa” tem o intuito de incentivar e criar possibilidade de maior participação popular, assegurando o fortalecimento da democracia e novos mecanismos de interação do Poder Legislativo com a sociedade. O projeto foi apresentado conjuntamente por todos os vereadores e vereadora.
A próxima visita da Câmara Participativa será no dia 31 de outubro, às 19h, na EMEF Profª Clotilde Russo, no Jardim Cândida, região oeste. A divulgação da programação vem sendo realizada nas regiões em forma de panfletos, cartazes e carro de som.
Programação
Câmara Participativa
outubro / novembro / dezembro
Outubro
Câmara Participativa – dia 31 (quinta-feira) – Zona Oeste – (19h)
EMEF “Profª. Clotilde Russo" – Jardim Cândida
Novembro
Câmara Participativa – dia 12 (terça-feira) – Zona Sul – (19h)
EMEI “Profª Gláucia Maria T. de Oliveira” – Narciso gomes
Câmara Participativa – dia 28 (quinta-feira) – Zona Leste 2 – (19h)
EMEF “Prof. Joel Job Fachini” - Jardim das Nações I
Dezembro
Câmara Participativa – dia 05 (quinta-feira) – Zona Norte – (19h)
EMEF “Prof. Leonaldo Zornoff” - Jardim Alvorada
Publicado em: 18/10/2013 16:37:00
Publicado por: Imprensa