Notícias

Notícias da Câmara



Projeto de vereador-jovem é aprovado no Parlamento Jovem Paulista

 

O vice-presidente da Câmara-Jovem de Araras, Denner Djalter Ramos dos Santos Jr, do Colégio Liceu Anglo Araras, teve seu projeto aprovado em plenário na 15ª edição do Parlamento Jovem Paulista, realizado nos dias 7 e 8 de novembro. O vereador-jovem se integrou ao Partido da Agricultura e elaborou um projeto de lei 1/2013 que dispõe sobre a instituição do Programa JA “Jovem Agricultor” nas escolas públicas do Estado de São Paulo, como parte da grade curricular.

Funcionários da Câmara Municipal de Araras auxiliaram o vereador-jovem para o esclarecimento de dúvidas e orientações sobre técnica legislativa. Com a aprovação do projeto em plenário pelo Parlamento Jovem Paulista, a proposta pode ser encampada por algum deputado ou deputada. 

Com aulas práticas e teóricas, de campo e pesquisa, o Programa “Jovem Agricultor” tem, entre seus objetivos, desenvolver o espírito empreendedor e incentivar o surgimento de negócios agrícolas inovadores.  Segundo justificativa do vereador-jovem Denner, a medida se faz necessária uma vez que a agricultura alavanca o país, pois sem ela não existem indústrias, sem indústrias, não existe emprego. “É importante mostrar para os jovens o quão importante a agricultura é para o mundo, auxiliando inclusive na formação profissional”, explicou.

A implantação do Programa JA deve contar com o suporte da Secretaria de Agricultura do Estado, e o Poder Executivo fica autorizado a estabelecer parceria com escolas e instituições agrícolas para viabilizar a iniciativa. 

No primeiro dia do Parlamento Jovem Paulista, os estudantes eleitos participaram de uma sessão de entrevistas com os deputados Orlando Bolçone (PSB), Osvaldo Verginio (PSD), e Célia Leão (PSDB), criadora do projeto Parlamento Jovem Paulista que iniciou em 1999. Doze estudantes fizeram perguntas, cada um representando um dos partidos temáticos criados, e o tema abordado com mais frequência pelos jovens foi o orçamento destinado a setores do governo como meio-ambiente, educação, e saúde. 

O secretário-geral parlamentar, Rodrigo Del Nero, proferiu palestra aos deputados jovens com objetivo de explicar o caminho que tem de ser percorrido para a elaboração das leis: o processo legislativo. 

No segundo dia aconteceu a eleição da Mesa Diretora, na qual os estudantes apresentaram chapas para concorrer aos cargos de direção do Parlamento Jovem 2013. Antes da votação, os parlamentares jovens ouviram palavras de estímulo do presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira.

Denner concorreu como presidente na chapa Juventude em Ação, junto com o vice Juan Andrade, ambos do Partido da Agricultura; Rafael Silva e Carlos Vieira, 1º e 2º secretários, os dois do Partido dos Direitos Humanos. A chapa ficou em segundo lugar. A vencedora foi a chapa Ação Jovem (presidente, William Silva, do Partido da Juventude; vice, Giovanni Ezahya; 1ª secretária, Dandara Santos; 2ª secretária, Thainara Eisser, todos do Partido dos Esportes).  Em terceiro lugar ficou a chapa Educação como Solução, representada por Murilo Botelho (presidente), Vitor da Silva (vice), Rafaela Oliveira (1ª secretária) e Pedro Ayrolla (2º secretário), todos do Partido da Educação. 

Após a eleição da mesa foram apresentados e votados os 94 projetos selecionados obedecendo a critérios estabelecidos no Manual do Candidato. Os deputados jovens usaram o terminal eletrônico para participar do processo de votação que aconteceu por bloco partidário.

Para o vice-presidente da Câmara-Jovem de Araras a viagem à São Paulo foi uma experiência única. “No Parlamento Jovem pude observar pessoas com os mesmos interesses que os meus, interesses esses de fazer valer nossas ideias para um estado melhor”.

 

 

Com informações da Alesp

Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 29/11/2013 09:34:00

Publicado por: Imprensa