A Câmara Municipal de Araras realiza na sexta-feira (13), às 8 horas, o terceiro plantio de mudas de árvores por meio do programa Carbono Zero. Desta vez a ação será feita no Bosque "José Fernandes de Mattos - Ararinha" e mais de 600 mudas serão plantadas.
O programa "Carbono Zero" foi criado pela resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT) e tem o objetivo de neutralizar as emissões de gás carbônico gerados durante o ano pelo Poder Legislativo local, realizando o plantio de mudas em áreas públicas de conservação e preservação ambiental.
As mudas serão fornecidas pelo Centro Ambiental "Sergio Ieda" da Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras), que foi contratada pela Câmara e também será responsável pelo manejo e manutenção das mudas durante o período de um ano. Também irão colaborar com o plantio os jovens do projeto “Meninos Ecológicos” da Aehda, em parceria com a Elektro.
O cálculo da emissão de gás carbônico gerado pela Câmara foi realizado gratuitamente pela empresa ambiental Plannus Incorporadora, seguindo orientações da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ligada a Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A Câmara já realizou dois plantios de mudas na represa “João Ometto Sobrinho”, do córrego “Água Boa", na gestão do então presidente Irineu Norival Marretto. Em 2012 foi realizado o segundo plantio e em 2011 o primeiro.
Esse programa da Câmara também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Araras, do Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço Municipal de Água Esgoto e Meio Ambiente de Araras) e do Centro de Atendimento ao Munícipe "Guerino Bertolini".
O Programa Carbono Zero tem como conceito-base a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas com as atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação através do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente, através do plantio de mudas.
O Bosque "José Fernandes de Mattos - Ararinha" tem uma área de 146 mil m² de vegetação secundária e é o maior espaço verde na zona urbana da cidade.
Foto: Bosque Ararinha
Crédito : Secom /PMA
Publicado em: 11/12/2013 16:58:00
Publicado por: Imprensa