Os parlamentares aprovaram na 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras o projeto do Executivo que autoriza a celebração de convênio de cooperação técnico-educacional com o Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”. O projeto visa a implantação de uma Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) na cidade.
O convênio permitirá o desenvolvimento e a expansão da educação profissional gratuita, por meio de cursos de nível tecnológico, fomentando a pesquisa e a prestação de serviços a comunidade de Araras e região.
A Fatec será instalada no prédio onde funciona atualmente o Senai, na Rua Jarbas Leme de Godoy, no José Ometto 2. O local passou por avaliação e foi aprovado por técnicos do Centro Paula Souza, que gerencia a Fatec.
Durante a discussão do projeto os vereadores e vereadoras manifestaram suas opiniões e declararam a satisfação da vinda da instituição de ensino.
A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) enfatizou sobre a grande conquista para a população. “Como professora eu sei que o acesso a educação muda o destino das pessoas. A instalação da Fatec ajudará a educar e profissionalizar ainda mais os cidadãos ararenses”, disse.
O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) comentou que a faculdade irá proporcionar uma grande inserção no mercado de trabalho. “Hoje o mercado exige essa qualificação de mão de obra. Com certeza uma Fatec na cidade vai mudar a vida de milhares de jovens e vai proporcionar uma ajuda maior em seus lares”, afirmou.
O vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) declarou que a vinda da Fatec e em breve do Instituto Tecnológico provocará uma transformação no futuro de Araras. “É uma revolução graças a parceria entre o Governo do Estado e do Município. Quando a politica é feita sem cores partidárias todos ganham”, falou.
O vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) frisou que o caminho é capacitar a juventude. “Precisamos ter jovens qualificados, pois só assim vamos trazer indústrias para o município”, enfatizou.
O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) comentou que sempre é procurado pelos ararenses pela falta de emprego. “Sabemos que a mão de obra qualificada é um dos fatores para que o munícipio receba empresa, por isso precisamos investir em cursos técnicos”, declarou.
O vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) afirmou que o nível técnico tem tanta importância quanta o nível superior. “O curso técnico é tão necessário quanto em um país tão carente de mão de obra qualificada. Acredito que a partir do momento que a faculdade estiver funcionando o progresso será instalado no município”, disse.
Aprovado por unanimidade o projeto foi remetido pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella ao prefeito Nelson Dimas Brambilla para sanção e promulgação da lei.
Publicado em: 27/02/2014 16:17:00
Publicado por: Imprensa