Notícias

Notícias da Câmara



Comissão da Verdade teve prazo de funcionamento prorrogado

A Câmara aprovou na 10ª Sessão Ordinária projeto de autoria do presidente e vereador Breno Cortella (PT) que altera redação da resolução que instituiu a Comissão da Verdade da Câmara Municipal. A alteração teve objetivo de prorrogar o prazo de funcionamento da Comissão.

Conforme o projeto de resolução, a Comissão terá novo prazo até o dia 1° de abril de 2015 para seu funcionamento e conclusão dos trabalhos, devendo apresentar, ao final, relatório circunstanciado contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e recomendações.

A Comissão da Verdade da Câmara Municipal encerraria seus trabalhos neste mês de abril, assim como a Comissão Nacional da Verdade. A data coincide com os 50 anos do Golpe Militar. Entretanto, a prorrogação foi proposta em virtude das ações em desenvolvimento, tais como redação do relatório parcial, atividades e audiências públicas. Ações que somam as pesquisas desenvolvidas pela Comissão Nacional da Verdade, que também teve prazo de funcionamento prorrogado.

De acordo com justificativa do presidente, o novo prazo permitirá que a Comissão da Verdade da Câmara Municipal de Araras produza e divulgue os trabalhos no formato de relatórios parciais e relatório final, promovendo esclarecimentos em relação as violações de direitos humanos e ofensas à democracia ocorridas em Araras, contra suas instituições ou contra pessoas com vínculo com o município durante o período fixado entre os anos de 1964 e 1985, período da Ditadura Militar no Brasil.

Durante a discussão o presidente Breno Cortella comentou sobre o trabalho da Comissão da Verdade.  “O trabalho de pesquisa feito pela Câmara sobre o Golpe Militar de 1964 revelou a importância desse tema. Fatos que reforçam o papel da Comissão da Verdade na busca de mais informações sobre um período importante para o país e para a cidade”, declarou o parlamentar informando que em viagem à Brasília nesta semana pretende buscar arquivos históricos que possam contribuir com a história do município. 





Publicado em: 10/04/2014 10:12:00

Publicado por: Imprensa