Cerca de 50 pessoas participaram da “Câmara Participativa nessa terça-feira (29), realizada no Centro Comunitário do Assentamento Araras III. Os vereadores da Câmara de Araras receberam os moradores da região composta pelos Assentamentos Araras I,II,III, IV e Saltinho. Na ocasião, nove moradores se pronunciaram e três fizeram questionamentos por escrito.
Estiveram presentes na reunião da Câmara Participativa, o presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT), os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP). O secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes também compôs a mesa para acompanhar as reivindicações da população representando o Poder Executivo.
Os moradores da região pediram colocação de placas indicativas com a denominação das estradas rurais, justificando a dificuldade para o serviço de urgência chegar corretamente ao endereço. Reivindicaram a circulação de ônibus na região e médicos no posto de saúde. Também pediram assistência e informações sobre o programa “Bolsa Família”. A segurança da região também foi questionada. Os moradores ainda sugeriram um projeto para incentivar os jovens agricultores e a instalação de uma academia ao ar livre.
A reunião contou com a participação do coordenador da regional Leste da Fundação Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Afonso Curitiba Amaral, o qual sugeriu alguns projetos para a região dos assentamentos. Ele sugeriu a criação de um centro de inclusão digital, em parecia com o próprio Itesp e também propôs projeto para fornecimento de alimentos orgânicos às entidades de Araras.
Na ocasião, o presidente da Associação dos Agricultores Familiares dos Assentamentos Rurais de Araras – Terra Boa, Clailton Aparecido Krepski, entregou ofício aos vereadores com demandas da região. O presidente da entidade também falou de investimentos que foram apontados em reuniões do Orçamento Participativo.
No documento é pedido melhorias na iluminação de ruas; alteração da rede de energia elétrica de monofásico para trifásico; substituição/construção da ponte que interliga o Assentamento Rural Araras III com o bairro Parque Tiradentes; construção de lombadas nas ruas dos assentamentos; implantação de campos de futebol nas áreas comunitárias dos assentamentos; entrega de material vegetal (restos de podas de árvores trituradas) para produção de compostagem.
Todas as manifestações foram registradas para serem respondidas ou encaminhadas. Questões que sejam de atribuições da Prefeitura serão remetidas ao Poder Executivo. Dúvidas ou reivindicações de outros órgãos também serão encaminhadas. A Câmara vai acompanhar todas as questões levantadas e manter o cidadão informado do seu andamento.
A próxima visita da Câmara Participativa será no dia 15 de maio, no bairro São Bento, também às 19 horas. O local ainda será definido. A divulgação da programação vem sendo realizada nos bairros rurais em forma de cartazes e carro de som.
Confira o calendário da Câmara Participativa na Zona Rural:
15 de maio – Bairro São Bento
20 de maio – Bairro Marimbondo
28 de maio – Bairro Caio Prado e Maniçoba
6 de junho – Bairro Elihu Root
11 de Junho – Bairro Cascata
Publicado em: 30/04/2014 16:16:00
Publicado por: Imprensa