A Câmara também aprovou na 16ª Sessão Ordinária projeto de resolução que dispõe sobre a criação da Comissão Temporária de Assunto Relevante para acompanhar e fiscalizar todos os procedimentos administrativos e projetos para a geração de emprego no município, junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda.
O projeto é de autoria dos vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eder Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e das vereadoras Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC).
Segundo justificativa apresentada pelos parlamentares, o município necessita de investimento no setor da empregabilidade e novos projetos para criação de novos postos de trabalho. A comissão formada pelo Legislativo Municipal pretende viabilizar estudos para alavancar investimentos e consequentemente a geração de empregos.
Durante a discussão do projeto vários vereadores manifestaram suas opiniões a respeito do tema. O vereador Marcelo de Oliveira explicou que a ideia da criação da comissão surgiu diante dos altos índices de desemprego que vem sendo divulgados. “Não podemos ficar de braços cruzados, pois temos condições de achar alternativas. Existe um leque de caminhos para contribuir com o Prodeia e a Agência de Desenvolvimento”, disse Marcelo citando como exemplo formas da Prefeitura contemplar empresas da cidade na hora de contratar serviços.
O vereador Bonezinho também destacou a importância da comissão. “Precisamos promover o enfrentamento e o diálogo com a Secretaria de Emprego, pois a população está com medo de uma crise”, declarou o vereador defendendo a criação de estratégias para trazer novos empresários para a cidade.
O vereador Zé Bedé comentou sobre atuação da comissão e reforçou a importância de lei aprovada pela Casa em 2011 que favorece o microempreendedor individual, às microempresas e empresas de pequeno porte.
O vereador Eder Muller ressaltou em seu pronunciamento as dificuldades burocráticas enfrentadas pelo empresário para conseguir alvará. “A pessoa faz CNPJ e se esbarra em um problema burocrático nos municípios para conseguir alvará. Precisamos dar um arranque nessa situação para auxiliar as empresas”.
O vereador Professor Dê comentou sobre a importância da qualificação da mão de obra. “Em breve teremos o Senai e a Fatec e com isso iremos atrair os empresários. Outro fator que contribuiu com a vinda de empresas é a qualidade da água”.
A comissão será presidida pelo vereador Marcelo de Oliveira e formada por cinco membros, a serem nomeados pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT).
O presidente saudou a iniciativa dos parlamentares. "Será uma ação positiva da Câmara poder colaborar, mais uma vez, em um tema que interessa a toda cidade", disse Breno, colocando-se à disposição da Comissão.
A resolução será publicada nessa quinta-feira (22) e o prazo de funcionamento da Comissão será de 180 dias.
Publicado em: 20/05/2014 16:58:00
Publicado por: Imprensa