A professora Márcia Longo fez uso da Tribuna Livre na 16ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (19). A profissional abordou o tema “Violência sexual na infância”.
Márcia iniciou seu pronunciamento falando sobre o Dia Nacional da Luta pelo Fim da Violência Sexual na Infância e na Adolescência que ocorreu em 18 de maio. Também falou sobre o caso da menina Beatriz, que foi estuprada e assassinada e até hoje não foram encontraram os culpados.
Contou sobre seus 21 anos de luta contra a violência sexual e sua busca em auxiliar pessoas que tenham passado por essa experiência. Falou sobre 1º Fórum da Violência de Araras realizado ano passado pela Câmara Municipal de Araras e que desde então a comissão tem se reunido para tratar desse tema.
“Hoje eu quero sensibilizar cada uma das pessoas para essa questão, talvez as pessoas não saibam, mas o principal sintoma é a depressão, a criança desde muito cedo aprende que não pode contar com ninguém e que ninguém pode ajudá-la, pois na maioria das vezes o abuso sempre é feito por alguém muito próximo. Existem estudos que provam que o estresse que a criança passa é tão grande que pode causar problemas cerebrais e psiquiátricos no futuro”, disse a professora.
Durante seu discurso Márcia também falou sobre a criação do Centro Pavas (Programa de Apoio as Vítimas de Violência Sexual), que de acordo com a profissional seria um grande passo para o futuro. Também pediu para os vereadores continuarem lutando pela implantação de políticas e capacitação dos profissionais para continuar atuando junto com as famílias e crianças.
Publicado em: 21/05/2014 14:27:00
Publicado por: Imprensa