Notícias

Notícias da Câmara



Newton Lima receberá Título de Cidadão Ararense nesta quarta-feira

O deputado federal Newton Lima Neto receberá na quarta-feira (18) o Título de Cidadão Ararense da Câmara Municipal. O projeto de decreto legislativo que outorga o título ao deputado foi proposto pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e aprovado pelos parlamentares na 18ª sessão ordinária. A cerimônia acontece às 19h no Plenário “Bruno Moysés Batistela”.

Newton Lima nasceu em São Paulo em 28 de fevereiro de 1953. Filho de Maria Izette Menami Lima e Alcindo Lima Sobrinho. Formado em Engenharia Química, Lima mora na cidade de São Carlos onde iniciou sua vida política.

Foi prefeito de São Carlos por duas gestões (2001-2008) e eleito deputado federal em 2010 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Sua relação com Araras, no entanto, teve início há mais de 20 anos, quando foi reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre 1992 e 1996.

O Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, localizado em Araras, nasceu neste período. O curso de Engenharia Agronômica foi implantado em 1993, durante a gestão do então reitor Newton Lima. Os 230 hectares da antiga Fazenda Escolástica, que haviam sido adquiridos pelo Instituto de Açúcar e Álcool (IAA), foram incorporados pela UFSCar após a extinção do IAA no início dos anos de 1990. O primeiro campus da UFSCar fora de São Carlos foi o de Araras. Atualmente, a universidade possui também o campus em Sorocaba e Buri.

A partir de 2011, já como deputado federal, Newton Lima estreitou ainda mais os laços com a cidade, destinando demandas parlamentares ao Orçamento Geral da União. Newton Lima também apoiou o município de Araras em duas grandes conquistas recentes: a instalação de um curso de Medicina e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (IFSP).

O vereador afirmou que a homenagem é mais que merecida. “Newton, embora nascido em outro município, está plenamente enraizado em Araras e tem se dedicado pelo desenvolvimento nosso município”, disse Professor Dê. 





Publicado em: 16/06/2014 15:04:00

Publicado por: Imprensa