A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande visitou na manhã dessa segunda-feira, dia 23, a nova delegada de Araras, Amanda Galviano Vieira de Matos, que assumiu o comando da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Na oportunidade, Amanda comentou sobre o trabalho que pretende desenvolver no município. A vereadora Anete, preocupada com o tema, irá propor nos próximos dias a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Araras, que tem o objetivo de receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, monitorar e acompanhar a execução de programas voltados às mulheres, fiscalizar a execução de políticas públicas no âmbito executivo, legislativo e judiciário, produzir relatórios, realizar campanhas, entre outras atividades, que certamente contribuirão com esse novo momento em defesa das mulheres no município de Araras.
Outra ação da vereadora é o insistente pedido para que a Prefeitura Municipal viabilize a implantação da “Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência”, a qual tem a finalidade de acolher e a orientar social, psicológica e juridicamente as mulheres vítimas de qualquer espécie de violência, em especial a doméstica e a sexual. Esse pedido é feito por Anete desde 2009, época em que substituiu por 30 dias o ex-vereador Irineu Norival Maretto, pauta essa que foi retomada em 2014.
“Acredito que seja possível fazer um incisivo trabalho entre a Câmara Municipal, a Prefeitura e a DDM para que as mulheres de nossa cidade recebam todo suporte necessário”, destaca Anete.
Histórico da delegada
É nascida em Ituverava/SP, região de Ribeirão Preto. Formou-se pela Faculdade de Direito de Franca/SP e trabalhou naquela cidade como escrivã da Polícia Civil, onde exerceu a atividade por um curto período de tempo. Atuou também como plantonista no 64º Distrito Policial da zona leste de São Paulo/SP, região da 7ª Seccional de Itaquera.
Antes de ser designada para Araras, fato em que se deu em 6 de junho, Amanda chefiava, até então, a Polícia Civil de Iracemápolis. A cidade de Araras estava há 10 anos sem uma delegada específica para o atendimento às mulheres. A vinda de Amanda se concretizou após convite feito pelo delegado titular de Araras, Sydney Sully Urbach, e pelo delegado da Seccional de Limeira, Miguel Wil Cornacchioni Escrivão.
A DDM em Araras
A DDM funcionava em um prédio único na Rua Senador Lacerda Franco, no Centro, mas há cerca de cinco anos o serviço foi integrado no prédio da Delegacia Participativa, no Jardim São João, hoje Central de Polícia Judiciária. A DDM passará a funcionar agora no antigo prédio do 1º Distrito Policial, que fica na Rua Tiradentes, no Centro.
O Governo do Estado reformou e equipou o distrito, destinou uma delegada para o município e a Prefeitura contratou quatro estagiárias do curso de direito do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”, o UNAR, para realizar um atendimento exclusivo, feito de mulher para mulher.
A DDM irá fazer um atendimento especializado e separado para as mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, como era oferecido até a unidade ser desativada em Araras, em 2008.
Além disso, a nova unidade expande o seu atendimento aos jovens e idosos que foram vítimas de maus tratos. Em Araras, de acordo com levantamentos da Polícia Civil de Araras, um terço das ocorrências envolvem violência contra a mulher.
Legenda: Dra. Amanda e Anete durante reunião na manhã de hoje
Crédito Texto e Foto: Thiago Marquezin – Assessor da vereadora
Publicado em: 23/06/2014 16:27:00
Publicado por: Imprensa