O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella (PT) esteve em Rio Claro na tarde de quarta-feira (2) para conhecer o sistema de coleta e destinação de resíduos sólidos do município vizinho. O parlamentar conversou com a vice-prefeita e secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Lopes Salomão, e com a diretora do Departamento de Resíduos Sólidos, Regina Ferreira da Silva.
Foram apresentadas ao presidente as ações da secretaria e como funciona a coleta de resíduo domiciliar, comercial, industrial, hospitalar e de construção civil. Elas explicaram sobre o trabalho da cooperativa de reciclagem e dos "ecopontos", espaço onde os cidadãos podem descartar pequenos volumes de resíduos. A vice-prefeita também contou sobre a operação do aterro sanitário da cidade, que conta com estação de tratamento de chorume, obedecendo todas as normas ambientais.
Após a reunião, o presidente Breno visitou a cooperativa de reciclagem, um ecoponto e o aterro sanitário. Breno Cortella elogiou o trabalho da Sepladema e da Prefeitura de Rio Claro. O vereador lembrou sobre o lixo de Araras, que após a interdição do aterro em 2008, serviços privados são contratados para levar o lixo até aterros particulares em outras cidades. “Atualmente temos uma operação onerosa para o município, mas conhecendo as boas práticas de Rio Claro podemos encontrar saídas melhores para esse tema tão importante", disse.
Olga Salomão destacou os investimentos recentes da Cidade Azul. “Estamos ampliando nosso aterro, construindo uma nova vala industrial com licença para 45 anos e já temos uma estação de tratamento de chorume licenciada até 2019,” afirmou.
O presidente da Câmara também é parlamentar regional, membro do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (PRAUP) composto por 22 cidades. Pensando no esforço conjunto dos municípios da região Breno conversou sobre a instituição de um consórcio intermunicipal. A vice-prefeita Olga ressaltou que acredita que há uma grande sensibilização entre os chefes do Poder Executivo da região para o consórcio e que isso vem sendo muito discutido.
Breno defendeu esse mecanismo de ação conjunta entre as cidades e disse que irá reforçar esse assunto no âmbito do Parlamento Regional. “Temos que ter um caminho para o manejo dos resíduos sólidos de Araras, o exemplo de Rio Claro e a solução consorciada me parece uma boa alternativa", afirmou.
Publicado em: 04/07/2014 12:55:00
Publicado por: Imprensa