Na sexta-feira (25) a Escola Legislativa de Araras promoveu palestra com o mestre em administração Laerte Cressoni. O profissional falou sobre a importância de um planejamento financeiro e deu algumas orientações sobre como poupar dinheiro. A palestra foi destinada para servidores públicos e contou com a participação de funcionários da Câmara Municipal e da Prefeitura.
Durante a exposição Cressoni citou alguns fatores que atrapalham o planejamento financeiro. “Os principais vilões que causam o endividamento das pessoas são o cartão de crédito e o financiamento de carro. Em muitos casos isso se deve a influência da sociedade ou a um mau planejamento”, afirmou.
O mestre em administração ainda ressaltou a necessidade de se conhecer as despesas, sejam fixas ou variáveis. “Quando você possui um conhecimento profundo de sua receita e seus gastos, você consegue traçar sua meta e objetivo. Por isso é importante anotar tudo, fazer uma planilha e ter muita disciplina”, completou.
O profissional explicou também sobre as diferentes formas de se investir o dinheiro e o rendimento de diversos fundos de investimento, além da poupança, como o CDB (Certificados de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o Fundo DI (Certificado de Depósito Interfinanceiro).
Laerte Cressoni é mestre em administração pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), especialista em Finanças Corporativas pela FGV, e certificado pela Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e Ancor (Associação Nacional Corretoras Valores). Há 7 anos atua na área financeira, com foco principalmente em planejamento e controle.
Na palestra foi distribuída cartilha produzida pelo Senado Federal, do Programa de Orientação Financeira. O material foi editado pelo Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional da Secretaria de Recursos Humanos do Senado, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A gráfica do Senado enviou para a Câmara Municipal de Araras exemplares para utilização em atividades da Escola Legislativa de Araras.
Publicado em: 28/07/2014 13:59:00
Publicado por: Imprensa