Notícias

Notícias da Câmara



TV Câmara Araras estreia com transmissão da sessão pela NET

Na segunda-feira (11) a Câmara de Araras estreou sua transmissão pelo canal 4 digital e 96 analógico da NET. O presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT) anunciou a transmissão pela TV a cabo no início da 28ª Sessão Ordinária.

O sinal passou a ser disponibilizado após a instalação de fibra ótica no prédio e de equipamentos para codificação e difusão. O canal da TV Câmara Araras é compartilhado com a TV Alesp, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A concessão está prevista na Lei do Cabo (Lei nº 8.977/95) que determina que a operadora de TV a cabo, na sua área de prestação do serviço, deve disponibilizar canais básicos de utilização gratuita para o Poder Legislativo.

“Nossa cidade já recebia a programação do canal da TV Alesp, mas agora os clientes da televisão a cabo poderão assistir a programação da TV Câmara de Araras nesse mesmo espaço. Assim, estamos trabalhando para ampliar a programação para transmitir outras atividades, como palestras, audiências, sessões solenes e até programas”, informou o presidente.

Segundo levantamento da Diretoria de Comunicação, a cidade de Araras recebeu a primeira prestadora de serviço de TV a Cabo em 2005. Na época, a Vivax expandia sua rede e iniciou operações pelo interior de São Paulo. Desde a instalação do sinal a cabo no município, há cerca de nove anos, a Câmara tinha disponível esse compartilhamento de canal, mas até então não fazia uso dele.

Desde 2009 as sessões do Legislativo Ararense são transmitidas pelo rádio e em 2012 a Câmara aderiu a Rede Legislativa de TV e Rádio e obteve a concessão de canal de televisão digital aberto, ainda em fase de implantação.

Também em 2012 foram iniciadas transmissões das sessões pela televisão, continuadas em 2013 e neste ano. O sítio eletrônico do Poder Legislativo foi melhorado, também transmitindo as sessões e eventos ao vivo e com armazenamento de vídeos.

 

Filiação Astral

Foi aprovado na 28ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (11), projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora da Câmara que autoriza a filiação da Câmara de Araras à Astral - Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas.  

Conforme justificativa do projeto, a filiação à Astral possibilitará o intercâmbio de informações e de conteúdo para o aprimoramento da comunicação da Câmara Municipal e também o fortalecimento da TV Câmara.

A resolução também prevê que a Câmara de Araras realize parcerias ou convênios com canais de televisão públicos, legislativos, educativos, comunitários universitários ou afins, bem como realizar parcerias com entidades públicas, sem fins lucrativos ou educacionais para a produção e veiculação de conteúdo.

Instituída em 2003 a Astral promove a integração técnica entre os participantes constituindo-se no núcleo técnico de suporte para a implantação de gestão de canais legislativos, além de promover diversas atividades como seminários, cursos, palestras, treinamentos entre outros, importantes para a constante atualização de informações e execução de boas práticas no setor.

A Astral foi fundada para congregar e representar as emissoras de televisão e rádio das Casas Legislativas das três esferas, de todo o país. A associação possui 49 emissoras associadas, entre rádios e TVs de assembleias legislativas, câmara de vereadores – além de emissoras da Câmara dos Deputados (TV Câmara e Rádio Câmara) e Senado (TV Senado e Rádio Senado). 

O projeto foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes, a resolução será publicada pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella.

 

Visualize fotos




Publicado em: 12/08/2014 16:25:00

Publicado por: Imprensa