Notícias

Notícias da Câmara



Breno entrega moção para participantes do programa “Jovem Senador”

O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) entregou moção de congratulação durante a 33ª Sessão Ordinária aos estudantes que participaram do programa “Senado Jovem Brasileiro”, promovido pelo Senado Federal. Os estudantes homenageados foram os alunos Júlio César dos Santos Filho e Leonardo Ferrari Bueno da E.E “Carlota Fernandes de Souza Rodini” e Luana Fernanda Ferreira da Silva da E.E “Cesário Coimbra”, que tiveram suas redações selecionadas e encaminhadas para representar a cidade.

O programa “Senado Jovem Brasileiro” é composto pelos projetos “Jovem Senador” e o concurso de Redação do Senado Federal. O projeto é anual e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso e o deste ano foi “Se eu fosse Senador...”. Serão escolhidos 27 representantes, um de casa estado e o Distrito Federal para vivenciar conhecer e vivenciar o dia a dia do Senado Federal por três dias e se inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. As escolas, os professores e os estudantes também receberão prêmios oferecidos pelo Senado.

Para o presidente Breno o Senado Federal tem possibilitado aos estudantes estímulo para conhecimento sobre o Poder Legislativo Federal e sobre a importância da inserção do jovem na política.

Leonardo Ferrari Bueno falou em nome dos jovens homenageados. “Eu acho muito importante esse tipo de projeto, pois ele incentiva os jovens brasileiros a entrarem na política”, disse.

As redações que foram escolhidas pelas respectivas escolas foram encaminhadas à Diretoria Regional de Ensino, para concorrerem com as demais redações do Estado.

No início deste mês a Câmara editou resolução para divulgar, apoiar e incentivar a participação dos estudantes e escolas do município no programa "Jovem Senador". A Câmara poderá homenagear, desenvolver atividades, premiar as melhores redações e promover atividades culturais ou educativas. Serão programadas atividades com os três estudantes que estão representando o município este ano. 

O presidente da Câmara destacou o empenho das escolas e desses estudantes. "Que a participação de vocês possa estimular outros estudantes e quem sabe possamos ter um de vocês como um jovem senador no final do ano", disse Breno. O chefe do Poder Legislativo também ressaltou que esse concurso de redação estimula bons hábitos de leitura e dissertação, promovendo a educação dos jovens de Araras. "Podemos todos os anos aproveitar essa ação nacional do Senado para envolver os estudantes de Araras", concluiu.

Visualize fotos




Publicado em: 16/09/2014 11:47:00

Publicado por: Imprensa