A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Araras promoveu na semana passada aula inaugural do programa “Educação num Clique”, em parceria com o SESI. A iniciativa também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do programa é garantir conhecimento tecnológico para inclusão digital
O programa conta com duas turmas, sendo 30 participantes cada. As aulas acontecem às terças e quintas no período da manhã. O curso terá duração de três meses e as aulas são ministradas no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), da Prefeitura Municipal de Araras.
A primeira aula da turma de terça-feira contou com a presença da diretora do Ensino Fundamental e da EJA (Escola de Jovens e Adultos) Ana Maria Dorta, da professora que ministrará o curso de informática, Renata Guidulli, e do coordenador da UAB, Eder Mariano Teixeira.
O vereador Valdevir Carlos Anadão - Prof. Dê (PT) também esteve presente e conversou com os participantes sobre o objetivo do curso. “A inclusão digital é uma ferramenta de cidadania e a ideia é capacitar por meio de ensinamentos básicos de informática, facilitando assim a participação na sociedade”, completou Dê.
A vereadora da Terceira Idade e participante do programa, Terezinha Jacovetti, disse que buscou o curso para adquirir novos conhecimentos. “Acho importante ter um curso desse tipo, pois sempre é bom aprender e conhecer mais pessoas. Eu também quero aprender a mexer no computador para pegar receitas na internet”, disse.
A segunda turma teve sua primeira aula na quinta-feira (9). Na ocasião o presidente da Câmara Breno Cortella (PT) e o vereador Prof. Dê também estiveram presentes.
Para o presidente, o curso cumpre com os objetivos da Escola Legislativa, que é a educação para a cidadania. “A Escola tem o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população e tem em seu Plano de Ação Político-Pedagógico a premissa da inclusão digital para aprimoramento da democracia com o acesso de informações”, afirmou.
Em conversa com os alunos Breno ressaltou que com o acesso a ferramenta digital eles poderão interagir com o site da Câmara e participar de cursos à distância, como os oferecidos pelo Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal. O presidente também destacou a capacitação de servidores da Câmara. "Nessas turmas temos também funcionários da Câmara que agora terão a acesso a novas habilidades a essas ferramentas tecnológicas", disse Breno.
A iniciativa da parceria com o SESI foi do vereador Prof. Dê, que é membro do Conselho Gestor da Escola Legislativa de Araras, que em contato com o agente de relações com o mercado do SESI André Glossklauss Scutti, notou a possibilidade de ampliar vagas diante da demanda do “Clube Digital da Melhor Idade”.
Desde agosto acontece o programa “Clube Digital da Melhor Idade”, uma parceria entre o Poder Legislativo, a Secretaria Municipal de Educação e professores voluntários de informática, que ministram aulas para um grupo da terceira idade. O grupo conta com 25 participantes e as aulas acontecem aos sábados, também no Polo da UAB.
A Escola Legislativa de Araras tem como uma de suas diretrizes a educação para a cidadania. Dentro desse contexto, tem o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população e tem em seu Plano de Ação Político-Pedagógico a premissa da inclusão digital para aprimoramento da democracia com o acesso de informações.
Publicado em: 20/10/2014 14:23:00
Publicado por: Imprensa