Logo após o primeiro turno das eleições deste ano o presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella tem realizado movimentação visando um segundo turno sem a sujeira de campanha próxima aos locais de votação. O objetivo é coibir os "santinhos” e os papéis que são jogados próximos às seções eleitorais no dia da votação.
Nesta sexta-feira (24) o presidente Breno conversou com o comandante da Polícia Militar de Araras, capitão Hamilton César Domingues. Na oportunidade foi tratada da legislação eleitoral que proíbe a realização de qualquer ato de campanha a partir das 22 horas do sábado (25). Sob a coordenação da Justiça Eleitoral, a Polícia Militar está com esquema especial de guarda das urnas, dos locais de votação e também estará vigilante com a propaganda ilegal.
O comandante explicou como será a organização dos policiais para realizar a fiscalização tanto no período da noite de sábado como no domingo e a mobilização que a polícia estará realizando para inibir ilícitos.
O presidente também manteve contatos com o Cartório Eleitoral, com a Secretaria de Serviços Públicos e com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. "Os partidos já estão afinados, precisamos unir todas as forças para estarmos atentos e realizarmos uma eleição limpa", disse Breno.
No dia 9 de outubro o presidente da Câmara esteve com o juiz eleitoral de Araras, Dr. Guilherme Salvatto Whitaker e com a promotora de justiça eleitoral, Drª Andréa de Cicco. Desses diálogos com a Justiça e o Ministério Público foi realizada uma reunião com os partidos políticos no dia 13 de outubro, no Fórum.
Da reunião de partidos foi firmada uma ata com o compromisso dos partidos em colaborar para inibir a propaganda eleitoral no dia das eleições, especialmente quanto ao despejo de material impresso próximo aos locais de votação. Além de contribuírem com a Justiça Eleitoral fiscalizando eventuais práticas de irregularidades.
Participaram dessa reunião os seguintes representantes de partidos: Vanderlei Nascimento (PT), Pedro Eliseu Filho (PSDB), Marcelo Franco (PSDC), Carlos Cerri Júnior (PPL), Benedito Aparecido Bordini (PTB), Claudio Armelin (DEM), José Antonio Galassi (PTC), Vinicius Zaniboni (PMN), Roslavio Alfredo Graffi Júnior (PSOL), Luiz Ariovaldo Fabri Júnior (PCdoB) e Paulo Henrique do Nascimento (PHS). Posteriormente os vereadores Eder Muller (PROS) e Erinson Mercatelli (PSB), que presidem seus partidos, também aderiram a ideia. Os demais partidos organizados da cidade também foram informados pelo juiz eleitoral sobre a mobilização. Também compareceu e assinou a ata representando o prefeito Nelson Dimas Brambilla, o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Sérgio Colletti Pereira do Nascimento.
Breno ressaltou a importância de uma campanha limpa. "A política deve estar na rua, mas no chão não! Deve estar nos bairros, nas conversas, na comunidade, nas associações etc. Mas não pode estar nocauteada no solo da cidade, implorando pelo eleitor que não escolheu e não refletiu sobre seu voto", falou o presidente.
O parlamentar parabenizou e agradeceu todos os envolvidos nesse processo. “Estou feliz que nossa iniciativa de mobilizar esses agentes políticos esteja dando certo. Estarei acompanhando isso pessoalmente na véspera e na manhã de domingo, para termos êxito e que isso possa servir para todas as próximas eleições", disse Breno, enfatizando a importância da ação para o meio ambiente e para a segurança dos eleitores ao irem votar.
Publicado em: 24/10/2014 15:44:00
Publicado por: Imprensa