Na terça-feira (4) os estudantes que tiveram suas redações selecionadas pelo programa “Jovem Senador” visitaram o Memorial da Resistência de São Paulo e Palácio dos Bandeirantes.
Os estudantes selecionados por suas escolas foram Júlio César dos Santos Filho e Leonardo Ferrari Bueno da E.E “Carlota Fernandes de Souza Rodini” e Luana Fernanda Ferreira da Silva da E.E “Cesário Coimbra”. As redações foram escolhidas para representar a cidade de Araras. Os alunos foram acompanhados pela assessora da presidência da Câmara, Michele Oliveira da Cruz.
A viagem faz parte do projeto de incentivo ao programa “Senado Jovem Brasileiro” de autoria do presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT). O decreto legislativo aprovado visa apoiar e incentivar a participação dos estudantes e escolas do município no programa do Senado Federal.
A medida visa estimular as redações, atividades culturais ou educativas inclusive com atividades relacionadas à cidadania e a compreensão do sistema político.
Os estudantes estiveram inicialmente no Memorial da Resistência de São Paulo. O memorial é uma instituição dedicada à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.
Já no Palácio dos Bandeirantes, edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador, os alunos conheceram todo o acervo histórico e artístico do palácio e a Galeria dos Governadores.
“A participação dos estudantes desse ano não foi tão grande então a viagem acabou sendo um incentivo para a participação de outros estudantes nos demais anos. Conhecer o memorial foi muito importante para aprofundamento do conhecimento sobre um período que os jovens não viveram, a ditadura militar”, disse estudantes Leonardo.
O programa “Senado Jovem Brasileiro” é composto pelos projetos “Jovem Senador” e o concurso de Redação do Senado Federal. O projeto é anual e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Publicado em: 05/11/2014 17:30:00
Publicado por: Imprensa