Notícias

Notícias da Câmara



Ato solene marca descerramento do Átrio “Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho"

 A Câmara de Araras realiza na próxima segunda-feira, às 19h, ato solene de descerramento de denominação do Átrio “Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". O átrio é o pátio externo da Câmara, principal acesso ao prédio. A denominação foi atribuída pelo Decreto Legislativo nº 11/2014, de autoria do presidente, vereador Breno Zanoni Cortella (PT).

Pedro Pessotto Filho foi vereador em dois mandatos e Presidente da Câmara de Araras no biênio 1969/1970. Além de atuar na vida política, Pessotto foi comerciante, professor, jornalista, advogado. Também foi Secretário Administrativo da Câmara de Araras, onde idealizou a Câmara-Jovem. Também, foi colaborador de inúmeras entidades da sociedade civil.

O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella, relata quando conheceu Pedro Pessotto. “Desde o início de minha trajetória, quando entrei na Câmara-Jovem, ele me orientou e sempre mantivemos contato, amizade e grande proximidade. Sua história é marcada pelo espirito público e zelo com a cidade. Por isso prestamos essa a homenagem, pois sua atuação deve servir de exemplo para a Câmara e para toda a cidade”, disse.

O prédio da Câmara passa por reforma para melhorias e reparos de manutenção e terá nova recepção e novos banheiros adequados para pessoas com mobilidade reduzida. Também haverá alteração na porta de acesso ao plenário e outras saídas, para instalações obrigatórias de emergência.

Uma das ações principais para facilitar o acesso é a instalação de um elevador ao lado da escada principal que dá acesso ao pavimento superior. Novos banheiros acessíveis irão atender melhor a comunidade visitante, especialmente nas sessões e eventos no plenário.

Também serão implantadas rampas de acessibilidade adequadas e piso podotátil. Esse piso possui faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção de deficientes visuais.

 

Histórico de Pedro Pessotto Filho

Pedro Pessotto Filho nasceu em Araras em 14 de setembro de 1929, filho de pai italiano de Údine, norte daquele país, e de Dona Sebastiana, brasileira, acostumada às fazendas. Viveu boa parte da infância na Fazenda São Joaquim.

Comerciante, advogado, jornalista e político ararense atuou no ramo de ótica, atividade empresarial que exerceu por 40 anos com a “Pessotto Ótica”.

“Pedrinho Pessotto”, como era chamado carinhosamente por amigos, faleceu em 2013 deixando esposa e quatro filhos. Era casado com Olga Emília Eliseu, conhecida como Anita e residia no bairro São Benedito. Pessotto teve duas filhas, Cláudia e Sílvia, fruto da união com sua primeira esposa Sônia Fachini. Pedro Neto e Veridiana, fruto de seu casamento com Anita.

Após quase cursar medicina em Curitiba, convencido pela mãe para não deixar a cidade, Pessotto formou-se professor na turma de 1956 do então Colégio Estadual e Escola Normal Dr. Cesário Coimbra. Na época aceitou convite para se candidatar a vereador e foi eleito pela primeira vez para a 3ª Legislatura (1956/1960) da Câmara Municipal de Araras.

Durante a gestão do prefeito Milton Severino voltou a ser eleito para a 6ª Legislatura (1969/1972) da Câmara, sendo presidente no biênio 1969/1970 com 40 anos de idade.

Neste período aconteceu a intervenção federal no município que interrompeu o processo político livre e cassou o prefeito. Na época militante do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), candidatou-se a deputado estadual. No ano seguinte enfrentou o candidato da situação, pela ARENA (Partido Aliança Renovadora Nacional), Prof. Jair Della Coletta, nas eleições municipais para prefeito.

Também era um ícone do jornalismo local. Foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo em Araras por 30 anos. Também escreveu e foi colaborador nos jornais locais, dentre eles a Tribuna do Povo e o Opinião Jornal. Recebeu homenagem da AIA (Associação de Imprensa de Araras) em 2008, por ocasião da comemoração dos 200 anos de imprensa no Brasil.

Formou-se advogado e teve destacada atuação como comerciante com a “Pessotto Óptica”, após fazer curso de óptico em São Paulo. Empresa que ainda existe na cidade.

De 2001 a 2003 foi secretário Administrativo da Câmara Municipal nas gestões dos presidentes Irineu Norival Maretto e Francisco Nucci Neto. Pedro Pessotto Filho teve participação ativa na criação e estruturação da Câmara-Jovem, projeto que se tornou realidade com a instituição do decreto legislativo nº 6/2001. 

Pedro Pessotto Filho faleceu no dia 9 de junho de 2013, aos 83 anos. Seu corpo foi velado no Plenário da Câmara Municipal de Araras e sepultado no Cemitério Municipal. 

 

Visualize fotos




Publicado em: 19/12/2014 11:41:00

Publicado por: Imprensa