A presidente da Câmara Magda Carbonero Celidorio (PSDC) participou na quarta-feira (4) da coletiva do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), para assinatura de contrato com as empresas vencedoras da licitação para obra de desassoreamento das represas do município.
O vereador Erinson Mercatelli (PSB) também esteve presente no evento. A assinatura aconteceu durante coletiva de imprensa na sede da autarquia, no Jardim Cândida. O desassoreamento começará ainda esta semana pela Represa Hermínio Ometto, localizada também no Jardim Cândida, região oeste da cidade.
O trabalho começou a ser licitado no dia 19 de janeiro, logo após o Saema e a Prefeitura anunciarem o Plano de Metas, conjunto de medidas de curto, médio e longo prazos para enfrentamento da maior crise hídrica já vivenciada pela região Sudeste do Brasil, com sérios reflexos também em Araras.
Na ocasião do anúncio do plano, o presidente interino do Saema, Felipe Beloto, consignou o desassoreamento das represas como medida emergencial. As propostas do pregão eletrônico para esta finalidade foram conhecidas na última segunda-feira (2). E o serviço que tinha custo estimado inicialmente em R$ 793 mil sairá por R$ 515.875,00. O contrato prevê prazo de 90 dias para conclusão desta etapa do trabalho.
Serão utilizados serviços de caminhão basculante traçado, escavadeira hidráulica e trator de esteira, para remoção dos detritos acumulados no fundo da represa, construída há mais de 30 anos.
Onze empresas disputaram o certame, vencido por duas delas – a Santa Terra para os trabalhos com o caminhão e a escavadeira; e a Pascotte Serviços de Terraplanagem para o serviço a ser feito com o trator.
Estimativas do Saema apontam que atualmente a capacidade de armazenamento da Represa Hermínio Ometto é de 2.410.375.000 litros de água e, com o desassoreamento, seja recuperada cerca de 20% da capacidade original do reservatório.
Reflorestamento
O presidente do Saema anunciou também os avanços nas tratativas para reflorestamento do entorno das represas de Araras, outra medida emergencial anunciada no Plano de Metas.
Por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, dirigido pelo engenheiro florestal Raul de Barros Winter, o Saema está para firmar com a Fundação SOS Mata Atlântica uma parceria que resultará no plantio de árvores nas margens dos reservatórios, como medida crucial para aumentar a produção e a preservação de água.
Beloto e Winter também detalharam sobre as articulações com proprietários de áreas lindeiras às represas, que já foram convidados para encontro com representantes da autarquia para tratar do assunto e deslanchar os trabalhos.
A reunião será no dia 26 de fevereiro, às 9h30, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.
Audiência sobre cota mínima será dia 19 às 19h
Beloto comunicou alterações na agenda da audiência da Ares PCJ, a agência reguladora de saneamento que trará representantes à cidade para discutir os fundamentos da reestruturação tarifária do Saema, com destaque para a redução da cota mínima de 18 mil litros para 10 mil litros, com tarifa menor e desconto de 50% para quem gastar até 5 mil litros/mês.
A audiência foi inicialmente marcada pela Ares PCJ para dia 10 de fevereiro, às 10h, na Câmara Municipal. O horário gerou descontentamento na cidade, devido à dificuldade para a participação popular.
Após reiteradas sugestões do Saema visando alterar esse agendamento, a Ares PCJ concordou, na última terça-feira (3), em mudar a audiência para o dia 19 de fevereiro, às 19h, no mesmo local.
Com informações Secom/PMA
Publicado em: 06/02/2015 14:19:00
Publicado por: Imprensa