Notícias

Notícias da Câmara



Anete encaminha demandas com a secretária da Saúde

 1200 cotas de castrações vão ser liberadas já nos próximos dias

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) se reuniu na tarde de hoje, sexta-feira (6), com a secretária municipal da Saúde Vandersi Pavan Bressan. A audiência teve o intuito de acompanhar as ações que estão sendo colocadas em prática para o combate ao mosquito transmissor da dengue no município, além de reforçar o pedido do funcionamento do setor de vacinas aos sábados, da criação de uma comissão representativa da sociedade civil para o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e de saber qual previsão para a liberação de novas cotas de castrações em Araras.

Indicação vacinas aos sábados

A vereadora reapresentou, na última segunda-feira (2), uma indicação para que a secretaria viabilize, ao menos uma vez ao mês, o funcionamento do setor de vacinas aos sábados, garantindo comodidade e a atenção básica aos munícipes.

Segundo a vereadora, o pedido foi feito por mães de nossa cidade “Várias mães ararenses, que trabalham durante a semana em períodos conflitantes ao horário de funcionamento do setor de vacinas, estão aflitas por não poder acompanhar os seus filhos no procedimento, especialmente preocupadas com as reações adversas. Considerando uma solicitação simples de se realizar, espero contar com a compreensão e o apoio da Administração Municipal nesse sentido.”, destaca Anete.

 

Para a secretária a indicação é pertinente, entretanto hoje não há possibilidade de colocar em prática. “Hoje estamos operando em nosso limite e por isso convocamos um concurso público para preencher essas lacunas. Acredito que com mais funcionários vamos conseguir atender a solicitação da vereadora.”, frisa a secretária.

 Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

  • Comissão de acompanhamento dos trabalhos do CCZ

Também durante a reunião, a vereadora apresentou para Vanda a sugestão de criar uma comissão representativa da sociedade civil para o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Araras. “A secretária deu um aval positivo sobre a proposta e no dia 24 de fevereiro, junto com um grupo de protetores dos animais, vamos ter mais uma audiência para a composição do grupo e darmos início aos trabalhos”, diz Anete.

  • Castrações

O jornal “Tribuna do Povo” trouxe ontem uma matéria afirmando que desde outubro do ano passado a Prefeitura de Araras não realizava uma castração sequer, no entanto, durante a audiência de hoje, Vanda informou para a vereadora Anete que nos próximos dias a secretaria de Saúde irá liberar uma cota de 1200 castrações em caninos e felinos (machos e fêmeas), através das clínicas conveniadas.

“Fiz a solicitação de liberação de 1200 cotas de castrações e acredito que após a autorização do prefeito interino Carlos Jacovetti (PSDC) já vamos começar a fazer esse trabalho.”, destaca Vanda.

 Dengue

Preocupada com o número crescente do Índice Breteau (IB) em Araras, a vereadora tucana indagou Vanda sobre as ações que a secretaria colocou e vai colocar em prática contra a dengue.

“Devido à estiagem e o racionamento que estamos passando o armazenamento inadequado de água acaba sendo um potencial criadouro do mosquito. Vamos colocar em prática já nos próximos dias uma intensa campanha de conscientização da população para cobrir os recipientes que contenham água armazenada, pois até em água com amaciante e sabão em pó o mosquito pode se desenvolver. Nossos agentes irão percorrer toda a cidade e verificando os possíveis criadouros e orientar nossos munícipes”, finaliza Vanda.

Com informações da assessoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)

Visualize fotos




Publicado em: 09/02/2015 10:15:00

Publicado por: Imprensa