Notícias

Notícias da Câmara



Zé Bedé defende que unidades de saúde sejam ponto de coleta para medicamentos vencidos

O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) apresentou uma indicação ao Executivo Municipal solicitando que as unidades de saúde de Araras também sejam pontos para coleta de medicamentos vencidos.

Segundo o vereador, esse é um assunto que vem sendo debatido em várias cidades do país e a população precisa se conscientizar sobre a importância do descarte correto desses medicamentos.“Todos tem que entender que jogar medicamentos no lixo comum ou no esgoto é um risco para o meio ambiente e para a saúde. Por isso, temos que ampliar o número de pontos de coleta, e as unidades de saúde podem ser a melhor alternativa”, afirmou o vereador.

De acordo com informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 10 a 28 mil toneladas de medicamentos são descartadas pelos consumidores a cada ano. Medicamentos jogados no lixo ou no esgoto podem trazer risco para o ambiente e para as pessoas.

Zé Bedé ressalta que algumas farmácias já aceitam os remédios vencidos trazidos pela população, mas o município também precisa abraçar essa causa com mais afinco, como acontece nos municípios de Rafard/SP, Patrocínio/MG e na cidade vizinha de Santa Gertrudes/SP.

Nessas cidades, as unidades de Saúde tornaram-se pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. A iniciativa, geralmente é coordenada pelas secretarias municipais de Saúde, que ficam responsáveis em acondicionar esse material específico e descartá-lo de forma responsável.

Com essa iniciativa, o programa garante que medicamentos vencidos ou fora de uso, vidros de xarope, frascos, bisnagas e cortantes como agulhas e ampolas sejam recolhidos para o devido descarte, sem poluir o meio ambiente e trazer danos à saúde da população.

É de conhecimento de todos que os medicamentos são essenciais para resolver os problemas de saúde mas, logo após a enfermidade, normalmente sobram comprimidos nas caixas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção, que são jogadas no lixo comum, nos ralos das pias ou até mesmo em vasos sanitários. “E isso precisa ser mudado”, reforçou Zé Bedé.

Para o vereador, além da colocação desses pontos de coleta nas unidades de saúde, também é importante campanhas de conscientização sobre o descarte correto e sobre o uso racional de medicamentos para que a inciativa alcance melhor resultado.

Capital é exemplo

A Prefeitura de São Paulo orienta os munícipes a descartar medicamentos vencidos levando-os à postos de saúde para descarte adequado.

As UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) recebem o produto, identificam a categoria química e o acondicionam devidamente embalado e lacrado, posteriormente os resíduos são coletados pelas concessionárias que prestam o serviço de coleta à Prefeitura de São Paulo e são levados para o tratamento adequado em veículos customizados. “É isso que precisamos fazer também em nossa cidade”, finalizou Zé Bedé.

 

Com informações da assessoria do vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT)

Visualize fotos




Publicado em: 09/03/2015 14:33:00

Publicado por: Imprensa