A presidente da Câmara de Araras e 2ª vice-presidente do Aglomerado, Magda Carbonero Celidorio (PSDC), participou da reunião temática do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup) sobre a dengue, que ocorreu na cidade de Piracicaba/SP, na quarta-feira (25).
O foco principal da reunião foi debater sobre o avanço da dengue nas cidades de abrangência da DRS X (Décima Diretoria Regional de Saúde) e buscar soluções de combate à doença nos municípios que fazem parte do Praup.
A diretora da DRS X, Maria Clélia Bauer, esteve presidente na reunião e relatou as ações e protocolos de combate à dengue. Os vereadores presentes que representam as 22 cidades do Praup fizeram questionamentos à diretora e solicitaram mais apoio do Governo do Estado nas ações contra a doença.
Das cidades que compõe o aglomerado, Araras, Limeira, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Iracemápolis, Itirapina, Pirassununga e Rio Claro, estão em estado de emergência, segundo a diretora. No total já foram registradas nove mortes pela doença, sendo uma em Araras, seis em Limeira, uma em Pirassununga e uma em Rio Claro. As cidades de Limeira e Rio Claro são as que mais têm notificações de casos confirmados.
Em Araras, o último balanço da Secretaria Municipal da Saúde divulgado na quarta-feira (25) aponta 532 positivos em 2015. No ano passado, de janeiro a março, haviam sido contabilizados seis casos na cidade.
Durante a reunião, a presidente Magda citou ao público presente as ações que são desenvolvidas em Araras para o combate à dengue, como a compra de testes rápidos, compra de mais dois nebulizadores, apoio de agentes comunitários, descentralização das notificações da dengue, publicidades em rádio, carro de som, jornais e televisão, além de contar com o apoio das demais secretarias e o aumento dos dias de coleta nas Unidades de Saúde. Magda também falou sobre a necessidade de reforçar o efetivo responsável pelas vistorias em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti nas residências do município.
As Sessões Ordinárias do Parlamento Regional são bimestrais e eventualmente há reuniões temáticas.
Publicado em: 26/03/2015 16:52:00
Publicado por: Imprensa