Na manhã desta quinta-feira (26), a presidente do Poder Legislativo, vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), visitou as instalações do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). A secretária municipal da Saúde, Vandersi Pavan, e a coordenadora do Caps-AD, Cris Elias, acompanharam a visita.
O centro tem o objetivo de acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais e realização de oficinas de reabilitação. Além disso, substitui a internação psiquiátrica, que só é realizada quando os pacientes apresentam graves crises psicológicas e não conseguem conviver em sociedade.
“Esse espaço ficou excelente, era o que Araras precisava para melhorar o atendimento dos pacientes. Além disso, o local também ficou agradável para receber os dependentes que buscam tratamento e acompanhamento”, disse a presidente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o local terá estrutura física adequada para atender em média 450 pessoas por mês. A unidade será inaugurada em cerca de 30 dias e fica na antiga escola DA/DV, localizada na avenida Washington Luiz, próximo à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
“O paciente terá o melhor atendimento que precisar. Nosso objetivo é oferecer vários recursos para que o dependente se ocupe quando vier buscar ajuda”, explicou a secretária.
O Caps-AD será composto por salas de triagem, terapia ocupacional, psicoterapia, oficinas, além de refeitório, sala de TV, sala de observação, banheiros e vestiários. Além disso, o projeto contempla a instalação de uma área de convívio na parte externa do prédio com uma academia de ginástica, mesa, bancos e um quiosque.
O prédio recebeu recursos de R$ 300 mil, obtidos junto ao Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para reformas estruturais a fim de melhor atender os dependentes químicos da cidade.
Atualmente, os dependentes de álcool e drogas são atendidos no Centro de Saúde Mental “Agnaldo Biachini”, localizado na avenida Loreto, no Jardim Celina. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, o local atende aproximadamente 2.000 pacientes com dependência de álcool e outras drogas em Araras.
Publicado em: 26/03/2015 16:57:00
Publicado por: Imprensa