No início de 2013 o vereador Valdevir Carlos Anadão - professor Dê (PT) elaborou o projeto “Selo Verde”. Trata-se da certificação sócio ambiental que será agregada a documentação da empresa como reconhecimento pela contribuição do desenvolvimento sustentável do Município de Araras. Junto à propositura, foi encaminhado uma indicação ao Executivo, para implantação do projeto em Araras. Foram realizadas diversas reuniões com o prefeito municipal Dr. Nelson Dimas Brambilla para debater o projeto.
Foram realizadas reuniões com o Saema – Serviço de Agua e Esgoto do Município de Araras, Departamento de Meio Ambiente e Jurídico do Executivo para adequar o projeto a realidade do município. Diversas visitas também foram efetuadas às empresas para apresentar o projeto e firmar parecerias, entre elas FHO- Faculdade Hermínio Ometto, Usina São João e Usina Santa Lúcia.
Em maio de 2014 foi realizado uma visita a Extrema/MG, primeira cidade a recuperar nascentes pelo projeto “CONSERVADOR DAS ÁGUAS”, para entender a metodologia utilizada, sendo este foco principal devido à escassez de água que assola a região. Durante a visita estiveram presentes em Extrema, representantes do Saema, Departamento de Meio Ambiente e a assessoria do vereador onde foram apresentadas as parcerias que a cidade fez para fins de recuperar nascentes. Dentre elas importantes entidades: Agência Nacional das Águas - ANA; The Nature Conservancy- Proteger a Natureza e Preservar a vida; SOS Marta Atlântica, Industria de Alimentos- Bauduco; Laticínio Serra Dourada; Industria Dalka do Brasil; Autopista Fernão Dias; Caixa Econômica Federal; Panasonic do Brasil e FundAG- Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola juntamente com o governo municipal e federal do Estado de Minas.
“Entendemos a necessidade de transformar o Departamento de Meio ambiente em Secretaria de Meio Ambiente.” – disse o vereador, Professor Dê.
Durante a reunião com o executivo, o prefeito demonstrou disponibilidade em viabilizar estudos para avaliar a melhor maneira de obtenção dos recursos adquiridos de empresas particulares para que possam ser aplicados diretamente ao projeto. A partir disso foi também criado por meio do projeto de lei nº 40 de 2014 o “Fundo Municipal do Meio Ambiente”.
Departamento de Meio Ambiente em parceria com a FHO catalogaram, em Araras, 163 nascentes. Foi detectado que mais de 50% delas, necessitam de recuperação.
“Entendemos que é um projeto a longo prazo, pois a demora para recuperar uma nascente é de no mínimo quatro anos, mas a população a partir do momento que teve conhecimento deste projeto tem procurado o gabinete para auxiliar o projeto. Isso mostra, a preocupação da população com o meio ambiente e com o futuro de nossa cidade”, disse o vereador.
Com informações da Assessoria do Vereador Valdevir Carlos Anadão - professor Dê (PT)
Publicado em: 27/03/2015 15:37:00
Publicado por: Imprensa