A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) participou na manhã de hoje, quinta-feira, dia 2, da panfletagem e da soltura de balões com sementes, simbolizando a divulgação do conhecimento sobre o autismo.
Em 2 de abril celebra-se o "Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo" e a cor azul foi definida como símbolo da síndrome porque é mais comum entre os meninos (na proporção de quatro meninos para cada menina).
No ano passado a vereadora propôs a criação do "Dia Municipal de Conscientização do Autismo no Município de Araras", sendo aprovado por unanimidade dos parlamentares. No projeto, Anete diz que, no Brasil, são quase dois milhões de cidadãos autistas e as famílias ainda têm grande dificuldade na determinação de um diagnóstico preciso o quanto antes, o que ajuda em muito o tratamento e o desenvolvimento da pessoa com Autismo.
A criação do dia visa preencher essa lacuna, fazendo a divulgação e conscientização em âmbito municipal, bem como, homenagear a cada ano, pessoas que tanto se dedicam para orientar e ajudar as pessoas autistas.
Hoje, Araras, segundo dados da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação, têm 40 alunos autistas que estão matriculados na rede municipal de ensino.
"Há mais de 20 anos sou professora de crianças especiais e sei a dificuldade que os alunos e os pais enfrentam diariamente. Com a criação do Dia Municipal do Autismo em Araras buscamos fortalecer a conscientização e a divulgação da síndrome", destaca Anete.
O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. Em crianças, ela é mais comum que câncer, diabetes e Aids juntos.
As características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Assim, em um extremo, temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social e, no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e sem movimentos repetitivos tão evidentes.
Crédito texto: Thiago Marquezin – Assessor da vereadora (Com informações da Secom)
Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)
Publicado em: 02/04/2015 13:23:00
Publicado por: Imprensa