A presidente da Associação Reviver, Marcia Longo, fez uso da Tribuna Livre durante a 16ª Sessão Ordinária que ocorreu na segunda-feira (18). O tema debatido foi o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente”.
Marcia iniciou seu pronunciamento falando sobre o significado do dia 18 de maio. “Nesse dia lembramos o caso de Araceli Cabrera Crespo que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973. Os envolvidos na morte da garota eram de família muito influente no estado e por esse motivo o crime que não foi solucionado até hoje”, disse a presidente.
As ações realizadas contra o abuso e exploração sexual pela associação também foram apresentadas, além disso Marcia também falou sobre as atividades executadas em relação ao combate a violência contra a mulher. “Precisamos urgente realizar um trabalho em rede no município para atender a estes casos. Um caso de violência não é somente da Saúde, Educação, Serviço Social, Conselho Tutelar ou da Guarda Municipal. Todos estes atores estão envolvidos nestes atendimentos e precisamos tomar este trabalho unificado, mais consciente e mais eficaz, para que as vítimas possam retomar suas vidas com dignidade”, completou.
A presidente também divulgou um protocolo e fluxo de atendimento em casos de violência sexual contra mulheres e crianças. “Acreditamos que com a implantação dessas medidas, Araras começa a dar os primeiros passos no acolhimento, ação e prevenção a violência doméstica e abuso sexual na infância”, finalizou.
O vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) se manifestou em relação ao tema e fez perguntas à oradora sobre a importância do protocolo mencionado e a facilidade que ele poderá trazer para as vítimas e para o poder público.
Publicado em: 19/05/2015 14:12:00
Publicado por: Imprensa