Notícias

Notícias da Câmara



Usina São João, Elektro e o coletivo “Povo em pé” recebem Prêmio “Cidade das Árvores”

A Câmara Municipal de Araras realizou na terça-feira (9), continuando as comemorações da semana do Meio Ambiente, a 5ª edição do Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental. Durante a solenidade foi entregue a medalha para os três premiados selecionados pela comissão instituída para o evento.

Os premiados deste ano foram os projetos "Margem Verde" de autoria da Usina São João Açúcar e Álcool S/A – Grupo USJ, "Meninos Ecológicos" da empresa Elektro – Eletricidade e Serviços S.A., e "Mama, arvorinha!" do coletivo “Povo em pé”.

A mesa da cerimônia foi composta pela presidente do Legislativo, Magda Carbonero Celidorio (PSDC), e os vereadores Breno Zanoni Cortella (PT) e Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) membros da comissão.

O evento contou também com a presença dos demais membros da comissão avaliadora, o diretor da Divisão de Saneamento Ambiental do Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras), Haroldo Domingos Mazon, o presidente do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) Wanderleim Geraldo Júnior e o engenheiro florestal e coordenador do curso de meio ambiente da ETEC “Prefeito Alberto Feres”, professor Alceu Seixas Junior.

Durante a cerimônia o público presente recebeu mudas nativas e frutíferas cultivadas no Centro Ambiental "Sergio Ieda" da Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras), parceria com o projeto “Meninos Ecológicos” da Elektro.

O programa "Meninos Ecológicos" visa capacitação de jovens de baixa renda, além de proporcionar expectativas de futuro, estimulando o desenvolvimento profissional de jovens da comunidade carente. Os participantes desenvolvem atividades que incluem a identificação de espécies, coleta de sementes e produção de mudas. “Receber um prêmio dessa envergadura, com certeza é receber um grande estimulo para os 3.700 funcionários”, disse Eduardo Zornoff representando a Elektro.

Já o projeto "Margem Verde", tem o objetivo de reflorestar com espécies nativas do Bioma "Mata Atlântica", as áreas degradadas, principalmente ao redor dos recursos hídricos, como áreas de mananciais, represas e nascentes das propriedades rurais da empresa. “É uma grande honra estar aqui recebendo essa premiação, mas seria uma falha não agradecer a toda a equipe que está por trás desse projeto trabalhando em tempo integral para realizar esse trabalho engrandecedor”, completou Humberto César Carrara Neto representante da Usina São João.

"Mama, arvorinha!" foi inicialmente elaborado por cinco idealizadores e hoje já conta com mais de 20 integrantes. O grupo plantou 144 mudas de árvores no Bosque dos "Quinhentos Anos", no Jardim Cândida. O objetivo do plantio é fazer com que as pessoas adotem as mudas plantadas e as mantenham vivas até que se tornem uma árvore. Para isso foi criada uma "mamadeira" de garrafa pet que armazena e goteja água necessária para a sobrevivência da muda. “Se você precisa de água, plante árvores. Essa postura, essa mudança é muito importante e é o que motiva o coletivo”, falou Bruno Pasin Duarte representante do coletivo.

O professor Alceu Seixas Junior contou sobre a sua participação na comissão. “Avaliar esses projetos não foi nada fácil, inclusive foram necessárias várias reuniões para que chegássemos nesse resultado. Queria lembrar que devemos acordar todos os dias lembrando do nosso meio ambiente e não somente na semana de comemorações”, finalizou Seixas.

O vereador Breno Zanoni Cortella falou sobre o projeto. “Que possamos enaltecer essas iniciativas, conhecer e agradecer e ter a certeza de que a cidade das árvores precisa dessas ações”, ressaltou Cortella.

Os três vencedores receberam a medalha que simboliza o Prêmio “Cidade das Árvores”, a qual faz referência a palmeira macaúba, plantada na primeira Festa das Árvores em Araras, evento realizado em 7 de junho de 1902.

A premiação foi instituída pelo decreto legislativo n° 6, de 9 de setembro de 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT). A proposta do prêmio é homenagear aqueles que se empenham na educação, conscientização, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente de Araras.

Também receberam moção de congratulação a Emeief "Ivan Inácio de Oliveira Zurita" – Escola do Campo, representada pela diretora da escola, Rosana Siviero Baptista, pelo projeto "Aquaponia", a Fundação Hermínio Ometto – Uniararas, representada pela professora Cristina da Cruz Franzini, coordenadora de Comunidade e Extensão da instituição, pelo projeto “Café Ecológico” e a Patrulha Rural de Araras, do Comando da Guarda Municipal, representada por Reinaldo Benites, pelo projeto denominado “Patrulha Rural de Araras”.

A presidente da Câmara falou sobre a importância do prêmio. “Vivemos em um mundo de constante evolução e de aproveitamento exaustivo daquilo que possa trazer qualquer benefício para o homem. Precisamos encontrar o equilíbrio entre a preservação e o bom aproveitamento dos recursos”, enfatizou Magda.

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 10/06/2015 14:48:00

Publicado por: Imprensa