A Câmara Municipal de Araras será sede da 4ª sessão extraordinária do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup). A atividade ocorre no dia 26 de junho (sexta-feira), às 9h. Nesta reunião, o tema debatido será a reforma política. O evento é uma parceria entre o Poder Legislativo, a Câmara Participativa e a Escola Legislativa.
O objetivo da sessão é reforçar o posicionamento dos parlamentares sobre os projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional em relação às mudanças no sistema eleitoral e os próximos passos da reforma política.
No dia 12 de março deste ano, a presidente da Casa, Magda Carbonero Celidorio (PSDC), foi eleita 2ª vice-presidente do Praup. O evento de posse aconteceu na cidade de Iracemápolis/SP. Rio Claro/SP e Piracicaba/SP também sediaram sessões ordinárias e temáticas do Praup, respectivamente. Os vereadores Breno Zanoni Cortela (PT), Marcelo de Oliveira (PRB) e Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) também integram o Parlamento.
Participam do Praup 78 parlamentares regionais que representam as 22 Câmaras Municipais e seus 1,3 mi de habitantes. A transformação do Aglomerado Urbano de Piracicaba é um dos objetivos do parlamento em proporcionar uma maior participação nas discussões entre representantes dos municípios e do Governo do Estado de São Paulo.
Parlamento Regional
O Parlamento Regional de Piracicaba é composto pelas representações legislativas dos seguintes municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, São Pedro e Santa Maria da Serra.
A Câmara de Araras aderiu em dezembro de 2013 ao Protocolo Estatutário do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba na conformidade do seu Ato Constitutivo, de 2 de novembro de 2013.
A criação do Parlamento Regional nasce em reforço ao Aglomerado Urbano de Piracicaba, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que cumpre o papel de promover a integração dos municípios, visando o desenvolvimento da região, e trata de questões que são comuns ao conjunto dos 22 municípios membros, respeitando as peculiaridades de cada cidade. Desde sua criação, o Aglomerado tem se reunido, por meio do Conselho de Desenvolvimento do Aglomerado Urbano, os 22 prefeitos municipais.
O Parlamento também tem o papel de assessorar e cooperar com as Câmaras de Vereadores dos municípios associados, na adoção de medidas legislativas que concorram para o aperfeiçoamento das administrações municipais. Além disso, busca promover a articulação política para o enfrentamento de problemas comuns e de soluções conjuntas, incentivando o estabelecimento de políticas públicas intermunicipais nas áreas de transportes, saúde, educação, comunicação, ciência e tecnologia, modernização da administração pública, meio ambiente, assistência social, cultura, criança e adolescente, esporte e lazer, habitação, idoso, recursos hídricos, segurança, turismo e outras áreas que possam beneficiar a economia. Busca-se também o bem estar social e ambiental, visando o desenvolvimento regional, a garantia dos direitos básicos, melhoria da qualidade de vida individual e coletiva do ser humano dos municípios associados, e promover a assistência social e beneficente das pessoas carentes.
Publicado em: 19/06/2015 15:36:00
Publicado por: Imprensa