O vereador Breno Cortella considerou muito positivo o resultado da reunião que coordenou na última quinta-feira (16). O evento que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal reuniu cerca de 30 pessoas interessadas em ciclismo e bicicletas.
Entre os participantes estavam esportistas, usuários de bicicleta como meio de transporte e para lazer. Participaram também grupos de ciclistas organizados, como o Café com Pedal e a Associação de Ciclismo de Araras. Ainda contribuíram intensamente no debate Carlos Gambini e Sergio Imanto Siebert, ícone do ciclismo de Araras. O colunista Walter Gambini também ressaltou as raízes históricas do esporte no município.
A atividade cumpriu o objetivo de reunir pessoas interessadas no tema para debater sobre o uso de bicicletas. "Logo de início confirmamos que estavam representados todos os segmentos e assim fizemos um bom debate sobre as várias vertentes do ciclismo", explicou o vereador Breno.
Dentre as preocupações apontadas, uma delas é a relação entre ciclistas e o trânsito de maneira geral. "A relação entre ciclistas e motoristas de veículos automotores é fundamental, por isso, é necessária uma humanização para que todos os meios de transporte sejam respeitados", é o que disse o professor e esportista Renato Lucianni Chagas, que também utiliza a bicicleta como meio de transporte.
O estudante Walace Conceição destacou a necessidade de organizar essa discussão. "Esta iniciativa é muito importante pois motiva e mobiliza os ciclistas de Araras. Agora é nos organizarmos para fortalecer políticas públicas sobre este tema", aponta.
Os ciclistas também levantaram a necessidade de um espaço específico para treinos de bicicleta, a possibilidade de locação de bicicletas, e estudos para maior segurança nos bicicletários, dentre outras sugestões.
A estudante Ivania Souza sugeriu a criação de ciclofaixas, que poderiam inclusive funcionar em horários específicos. "A prefeitura poderia definir alguns locais para ter ciclofaixas o que motivaria o uso de bicicletas como meio de transporte e até para atividades esportivas", reforça.
O vereador Breno Cortella ficou bastante motivado com a reunião. "A atividade foi um processo inicial de encontro com levantamento de sugestões e necessidades. A intenção era ouvir as reivindicações para organizarmos outras atividades de diálogo e de formulação de soluções", disse Breno.
O parlamentar lembrou os benefícios da utilização da bicicleta, do uso do espaço urbano, na saúde, no lazer e na integração com o meio ambiente. "Nossa cidade também tem muitos ciclistas, até já foi destaque em ciclismo de competição, mas precisamos ter um esforço efetivo efetiva e coordenado", conclui o vereador que também é ciclista.
O próximo passo será o agendamento de outras reuniões com temas específicos, uma sobre mobilidade urbana e outra sobre o esporte ciclístico.
Abaixo um resumo das ideias, temas e ações levantadas pelos participantes da reunião:
- criação do Museu do Ciclismo, recebendo e organizando acervos particulares, enaltecendo a história e atletas ciclistas de Araras;
- verificação de medidas para penalizar motoristas de veículos que desrespeitem ciclistas;
- envolver empresas privadas que possam se interessar no tema;
- fechamento de algumas avenidas (total ou parcial) em determinados horários para circulação de bicicletas;
- criação de um dia específico de incentivo à bicicleta com perímetro exclusivo de locomoção por bicicleta;
- ampliar debate sobre relação entre ciclistas e motoristas;
- campanhas e educação para o trânsito, inclusive nas escolas;
- debater implantação de ciclofaixas e ciclovias de forma planejada;
- realização de melhorias nas atuais ciclovias e implantação sinalização de trânsito específica que contemple os ciclistas;
- necessidade de locais para treinos esportivos ciclístimo e/ou estudo de criação de velódromo municipal;
- apoio municipal para atletas e competições esportivas ciclísticas;
- importância da bicicleta como meio transporte;
- divulgação de informações sobre aplicação dos recursos da Secretaria Municipal de Esportes;
- melhorar a segurança dos bicicletários, inclusive com pontos de vigilância;
- pontos públicos ou concedidos para aluguel de bicicletas;
- análise do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana observando locais de interesse e rota ciclística;
- criação de ciclo-rotas, ou seja, um caminho no trânsito recomendado e sinalizado para bicicletas;
- realizar outras reuniões com temas específicos, envolvendo outras pessoas, responsáveis e especialistas.
Com informações da assessoria do gabinete do vereador Breno Zanoni Cortella (PT).
Publicado em: 21/07/2015 10:14:00
Publicado por: Imprensa