Notícias

Notícias da Câmara



Magda visita pontos turísticos da Zona Rural de Araras com presidente do Comtur

A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), visitou diversas regiões rurais que promovem o turismo em Araras, juntamente com a presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Ana Aparecida Deguchi Martins, na terça-feira (21). O objetivo foi conhecer as opções já existentes na cidade, principalmente na área rural, já que há a intenção da administração em tornar o município de interesse turístico.

Entre os locais, Magda esteve em uma mini fazenda que promove visitas com crianças a fim de conhecer os animais, sempre mediante agenda; em um pesqueiro do tipo “pesque-pague” na região da Usina São João; e em um sítio também na região da usina em que o proprietário, Edson Barcellos, produz cachaça artesanal e comercializa para toda a região.

“Temos uma região rural muito extensa e com várias opções turísticas já existentes, mas que poucas pessoas que vivem na zona urbana conhecem. Precisamos incentivar ainda mais a valorização dessas opções de passeio e turismo na área rural”, afirma Magda. Os mesmos pontos turísticos também estão sendo visitados pela consultoria Turismo 360º, especializada no setor, contratada pela Prefeitura para elaborar o Plano Municipal de Turismo.

A vereadora tem participado de vários encontros com autoridades para promover o turismo em Araras, com o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, no último mês de maio, e em 19 de junho com o gerente executivo da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Fernando Zuppo, na capital paulista. Além disso, Magda esteve no começo de julho no Gabinete Itinerante de Turismo, no Paço Municipal de Jundiaí/SP.

Os municípios devem possuir condições indispensáveis e cumulativas para serem classificados como estância turística. Esse conjunto de características credencia o município a ser um dos futuros 140 novos integrantes da recém-criada lista de Municípios de Interesse Turístico, que vão somar com as 70 estâncias turísticas de São Paulo. O Projeto de Lei Complementar nº 32/12 é o que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.

Ainda na terça-feira, Magda também esteve na sede da Coaaf (Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região), no Distrito Industrial III, imóvel que foi cedido pela Prefeitura. No local, foi recepcionada pelo engenheiro agrônomo José Maria Baptista de Souza, e o diretor de Agricultura de Araras, Claudemir Brucieri. No galpão ocorre o recebimento e a distribuição de produtos cultivados pelos agricultores familiares, como frutas, verduras e legumes, que são destinados para várias entidades da cidade, como Santa Casa e Clínica Sayão, por exemplo. O projeto é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal e Estadual.

“Este é um ótimo exemplo para valorizar a agricultura familiar. O agricultor comercializa seu produto, que é consumido nas próprias entidades do município”, afirma a vereadora, que parabenizou a iniciativa e a estrutura do local. No lugar também está sendo implantada a Casa do Mel, em fase de finalização. Por ano, são produzidas em média 60 toneladas de mel na cidade.

 

Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).

Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 23/07/2015 11:13:00

Publicado por: Imprensa