Notícias

Notícias da Câmara



Vereador Professor Dê participa de reunião da UFSCar e Secretaria Municipal de Obras

O vereador Valdevir Carlos Anadão - Professor Dê (PT);? a pedido da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) campus Araras, participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Obras junto com a secretária, Sandra Milaré, a coordenadora do programa de extensão, Ana Paula Amaral Mello, a aluna, Elaine Regina Branco, do curso de bacharelado em Agroecologia (CCA/UFSCar/Araras) e Guilherme Guimarães,  representante do Centro Vocacional e Tecnológico em Agroecologia (CVT/Botucatu), parceiro da UFSCar em diversos projetos.

Na ocasião, os representantes da UFSCar solicitaram a secretaria que os resíduos de podas de árvores e gramas recolhidos pelo município fossem destinada à Universidade que está com um projeto de aproveitamento desses resíduos para formação de uma composteira coletiva.

Existe um Programa de Extensão no campus da UFSCar em Araras, intitulado "Integrando ações em Ensino-Pesquisa e Extensão: Coletivo de Estudos e Práticas em Permacultura Pés Vermelhos", organizado por alunos do curso de Bacharelado em Agroecologia e coordenado pela professora Ana Paula Mello. O programa, em parceria com o CVT (Centro Vocacional e Tecnológico em Agroecologia) de Botucatu/SP aprovou um projeto dividido em 4 módulos que tem por objetivo capacitar os produtores rurais de Araras em produção agrícola e animal, permitindo uma maior autonomia na geração de rendas e consumo próprio, o projeto também prevê a participação dos jovens assentados.

Um dos módulos é a criação e manutenção de um Núcleo de Fertilidade ou Usina de Compostagem, como está sendo chamada pelos assentados, que é um espaço de aproveitamento dos resíduos através da produção de composto (adubo). O adubo produzido com esses resíduos é rico em nutrientes e matéria orgânica que, retornados ao solo estimula a vida da terra e contribuem em muito para o desenvolvimento e a nutrição das plantas e a manutenção da vida e da fertilidade do solo.

Sobre esse assunto a proposta do CCA/UFSCar apresentada à secretária, Sandra Milaré, é uma parceria com o município para receber esses resíduos em pontos pré-determinados para execução do projeto. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos vai fazer alguns testes da viabilidade, e consequentemente firmar uma parceria Prefeitura com a UFSCar.

Segundo? Ana Paula, o apoio e a presença constante do vereador Professor Dê no CCA/ UFSCar está sendo fundamental para aproximação da Universidade com o município. O vereador Professor Dê ressaltou que atividades como essas são fundamentais para criação de uma cultura orgânica, além dos benefícios que contemple o munícipio, por ter onde destinar esses resíduos, e o projeto ajuda os agricultores com um adubo orgânico. Ele também lembrou que participou de uma atividade no campus da universidade sobre a produção de alimentos sem a utilização de fertilizantes e defensivos, e que fez uma indicação ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de implementar uma "feira" de produtos cultivados sem fertilizantes e defensivos (feira de orgânicos). Lembrando que o Brasil ocupa a primeira colocação em consumo de agrotóxicos e isso resulta num consumo de 5,2 L de agrotóxicos por pessoa/ano, sendo ingeridos de maneira direta ou indireta causando sérios prejuízos à saúde da população. Sendo assim, torna-se fundamental a posição do município na luta a favor da alimentação orgânica, sem nenhum resíduo de agrotóxico.  

 

Com informações da assessoria do gabinete do vereador Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT) e da Coordenação da UFSCar.

Visualize fotos




Publicado em: 11/09/2015 10:41:00

Publicado por: Imprensa