A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Araras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, irá realizar o minicurso "Sensibilização e Identificação de Abuso Sexual e Violência Doméstica na Infância e Juventude". A primeira aula será quinta-feira (8) no plenário do Poder Legislativo.
O minicurso, que terá carga horária de 20 horas, e será dividido em seis aulas, é destinado às professoras da rede municipal de ensino e para toda a população. As inscrições são livres e podem ser feitas na Diretora Legislativa da Câmara Municipal e na sede da Secretaria Municipal de Educação, no núcleo de Educação Continuada.
Somente a primeira aula será realizada na Câmara Municipal, e as seguintes serão nas quintas-feiras subsequentes no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), localizado na avenida Nestlé, 58, na Vila Michelin, sempre das 19 às 22 horas.
No final do curso será entregue certificado de participação. As professoras participantes do curso que tiverem vínculo com a Secretaria Municipal de Educação poderão utilizar o certificado para agregar pontos no IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação).
O curso
O curso será ministrado pela professora especialista em violência doméstica, Márcia Longo, e tem o objetivo de trabalhar o tema violência com os professores da rede municipal de ensino, inclusive Educação de Jovens e Adultos (EJA). Irá abordar os temas da violência com a equipe escolar, desenvolver nos participantes mais entendimentos sobre o assunto e novas formas de agir diante das situações de violência presenciadas cotidianamente no ambiente escolar.
A professora irá abordar a questão da violência em suas múltiplas formas: "cultura da violência", "violência física", "violência psicológica", "negligência", "violência sexual" e "como agir diante de suspeita ou confirmação da violência".
Programação
Local: Câmara Municipal
08/10 - 19h – Tema: Cultura da violência
Local: Polo da UAB
15/10 - 19h – Tema: Violência física
22/10 - 19h – Tema: Violência psicológica
29/10 - 19h – Tema: Negligência
05/11 - 19h – Tema: Violência sexual
12/11 - 19h – Tema: Como agir diante de suspeita ou confirmação da violência
Publicado em: 02/10/2015 15:44:00
Publicado por: Imprensa