O educador físico e empresário Durvalino Zaniboni Júnior fez uso da Tribuna Livre durante a 39ª Sessão Ordinária que ocorreu na segunda-feira (26), na Câmara Municipal, e falou sobre a importância de campanhas de prevenção de afogamento aquático.
"Júnior Zaniboni", como é conhecido, relatou que participa de um grupo de estudos no Brasil chamado Unen (União Nacional das Escolas de Natação) que realiza debates para avaliar o afogamento, que é considerado traumático. Além disso, relatou que a grande dificuldade é levar toda a teoria, todo o conhecimento dos profissionais da área de natação para a prática, para a prevenção.
A sua participação na Tribuna Livre teve o objetivo de buscar apoio dos poderes Legislativo e Executivo para que Araras oficialize o mês de novembro como o do salvamento aquático, como já foi realizado em Franca/SP, a primeira cidade a oficializar a campanha.
Júnior apresentou dados que relatam que entre 10 pessoas que se afogam, uma morre a cada um minuto no mundo e isso abrange todas as classes. O afogamento pode acontecer em vaso sanitário, balde de água e em piscinas, por exemplo.
"O que nós queremos é que todas as cidades durante o mês de novembro possam falar em afogamento aquático, em salvar de forma simples. Araras é uma cidade privilegiada. Se tivermos cartazes, faixas e pudermos falar e passar para as professoras e diretoras pessoalmente, vocês podem ter certeza que poderemos salvar vidas", explanou Júnior Zaniboni.
Os vereadores apartearam o empresário e educador físico e parabenizaram a iniciativa, além de apoiar o projeto de oficializar o mês de novembro como o de salvamento aquático. Alguns dos parlamentares testemunharam conhecer casos de pessoas que vieram a óbito em decorrência do afogamento aquático e falaram da importância desse trabalho de prevenção.
Publicado em: 27/10/2015 14:07:00
Publicado por: Imprensa