Funcionários do Legislativo Municipal participaram de uma palestra de conscientização sobre prevenção ao mosquito Aedes aegypti, realizada no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” na manhã de quinta-feira (11).
A ação foi comandada pelo enfermeiro Edson Roberto Muniz, do Núcleo de Apoio à Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Araras, atendendo o convite da presidente da Câmara, vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC).
Edson, que já havia abordado o tema durante a Tribuna Livre da 1ª Sessão Ordinária da Câmara, no dia 1º de fevereiro, voltou a falar sobre as ações de combate ao responsável por doenças como a dengue e a febre Chikungunya, e pela propagação do Zika Vírus.
Segundo ele, dentre as três, a dengue é a doença que mais provoca mortes. “As outras não causam tantos óbitos. Mas a febre Chikungunya pode deixar a pessoa inválida ao afetar as articulações, principalmente das mãos. E o Zika Vírus produz sequelas, como a microcefalia em fetos e a Síndrome Guillain Barré”, comentou.
O palestrante falou ainda sobre pesquisas a respeito da transmissão de outras doenças pelo mosquito, como, por exemplo, a febre amarela, sobre a transmissão do Zika Vírus através da saliva, da urina e do sêmen humanos, e sobre a produção da vacina nacional contra a dengue, prevista somente para 2018.
Respondendo questões dos servidores sobre a prevenção aos efeitos do mosquito, Edson destacou a necessidade de eliminação dos criadouros. “É a única forma de combate ao Aedes aegypti. Os cuidados com a limpeza devem ser constantes, principalmente agora no período em que as chuvas vão diminuindo e a sua procriação é favorecida”, disse ele.
Publicado em: 11/02/2016 15:20:00
Publicado por: Imprensa