A Câmara Municipal recebeu na tarde da segunda-feira (4) visita de alunos da Associação de Educação do Homem de Amanhã – Aehda. Dentro do projeto Câmara Cidadã, o grupo participou de uma explanação a respeito do Poder Legislativo, e depois, ainda pode conhecer as dependências de sua sede.
A visita foi um complemento ao curso com o tema "A inserção do jovem na política", que está sendo ministrado pela Aehda durante todo o primeiro semestre de 2016.
A turma foi composta por adolescentes na faixa etária entre 16 e 17 anos, que cursam o ensino médio em diferentes escolas de Araras. Eles foram recepcionados pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT), em nome da presidência da Câmara, e por alguns funcionários.
Em seguida, os alunos tiveram informações sobre a estrutura, o funcionamento e as atribuições da Câmara, além de receberem noções sobre o processo de elaboração de leis. Também puderam se encontrar com a presidente da Câmara-Jovem, Thayná Moreno, que explicou como se processam as atividades dos vereadores-jovens de Araras.
Antes do encerramento, ainda visitaram a ala de gabinetes dos vereadores, as diretorias, a galeria de presidentes, a TV Câmara, a hemeroteca e a biblioteca.
A educadora social Elaine Reis, que acompanhou o grupo, disse que o objetivo da visita está inserido no tema do próprio curso da Aehda. "Queríamos envolver mais os jovens na questão política, tendo em vista que estão muito alheios. Toda vez em que o assunto é política, eles se esquivam. Achamos interessante eles entenderem um pouco mais", comentou.
Para Vitória Eduarda dos Santos, de 17 anos, aluna do 3º ano da E. E. "Dr. Cesário Coimbra", a vinda até a Câmara trouxe uma nova motivação. "Acrescentou mais ao meu conhecimento sobre o que acontece aqui. Espero participar da Câmara-Jovem porque gostei muito. Quero entrar na área da política", revelou ela.
O projeto Câmara Cidadã foi instituído pela Resolução nº 45, de 7 de dezembro de 2005, para promover a interação entre o Legislativo e a classe estudantil e contribuir com a formação de cidadãos politicamente comprometidos e esclarecidos.
Publicado em: 05/04/2016 16:29:00
Publicado por: Imprensa