A Escola Legislativa da Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Educação em Saúde – Naes, promoveram em conjunto palestra com o tema "Sífilis – Conhecer para se proteger". O evento aconteceu no plenário da Câmara, na noite de quarta-feira (18).
A sífilis é uma doença bacteriana, transmitida por contato sexual sem proteção, por transfusão de sangue contaminado, por compartilhamento de seringas e também pela mãe ao feto, durante a gravidez. Neste último caso, a criança já nasce portadora de sífilis congênita.
Se caracteriza por uma lesão indolor na região genital, manifestada entre três e 12 semanas após o contágio. Apresenta sintomas diferentes, de acordo com o estágio da infecção (primário, secundário ou terciário)
A enfermeira Rosimeire Perinotto, integrante do Naes, foi a ministrante da palestra, que teve o objetivo de conscientizar o público sobre o controle da sífilis adquirida e a eliminação da congênita. Além de explanar sobre como se processa a doença, Rosimeire apresentou dados estatísticos de sua ocorrência, tanto a nível mundial, como regional e local.
A palestrante frisou que a sífilis pode ser evitada e que tem cura. "O melhor meio de evitá-la é através da prevenção, da relação sexual segura, com o uso de preservativos. E a sua cura acontece de maneira mais rápida quando o tratamento é procurado com rapidez, evitando-se a evolução da infecção", ressaltou.
Rosimeire informou ainda que a Rede de Atenção Básica à Saúde de Araras oferece diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença de forma totalmente gratuita. O público do evento participou com questões sobre o tema abordado. Ao final, foram realizados testes rápidos com 20 participantes da palestra, para detecção da doença.
Publicado em: 19/05/2016 17:01:00
Publicado por: Imprensa