O vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) visitou na terça-feira (24) a Casa de Apoio Amigos da Saúde - CAASE, que acolhe famílias do Estado da Bahia que têm pacientes realizando tratamento no Hospital de Câncer de Barretos/SP. Na viagem, o vereador também teve a oportunidade de conhecer o Hospital, que é referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil,
"Confesso que conhecer o Hospital foi uma oportunidade única. Só do paciente entrar naquele prédio, acredito que já se sente melhor pela beleza, organização e equipamentos de última geração", comentou o vereador Zé Bedé.
Já com relação à casa de acolhimento, que foi o principal foco da visita em Barretos, Zé Bedé adiantou que tem uma ligação forte com o local, porque o idealizador do projeto, Dr. Eduardo Tadeu Silva, que é médico citologista e farmacêutico bioquímico, é da sua cidade natal, Livramento de Nossa Senhora/BA. "Eu e o vereador crescemos juntos e somos como irmãos", disse o médico.
Dr. Eduardo e o vereador também têm o mesmo objetivo de nunca esquecer as raízes. "Viemos sim para o Estado de São Paulo, mas jamais esqueceremos do nosso povo no Nordeste", reiterou o médico.
O médico disse que a ideia da casa surgiu porque muita gente do Estado da Bahia procurava Barretos para tratamento de câncer, mas com dificuldades de alojamento. "Foi aí que eu e minha esposa, Sandra Morini, médica patologista que também trabalha comigo no hospital do Câncer, tivemos a ideia de iniciar o projeto, para acolher essas famílias", reiterou.
No início, há cerca de 15 anos, em uma de suas férias, o médico foi até Livramento de Nossa Senhora e trouxe uma pessoa para fazer tratamento em Barretos. "Depois fomos trazendo de duas em duas pessoas, e alugávamos quartos de hotéis para elas ficarem. Em seguida, alugamos uma casa para ficar mais em conta e, passado algum tempo, um empresário doou essa casa, onde funciona hoje o projeto", comentou.
Para atender à demanda, a casa foi reformada e ampliada e conta atualmente com cinco banheiros, oito quartos com ar condicionado e 46 leitos (camas), seguindo todas as exigências de assistência social e da fiscalização da Prefeitura de Barretos. A capacidade é de cerca de 45 pessoas por dia. A estadia depende do tratamento do paciente. Alguns ficam um dia, outras semanas, meses e até anos, sem nenhum gasto para o paciente ou acompanhante.
"Eu queria atender muito mais pessoas, mas como não consigo, resolvi priorizar famílias da minha cidade e do Estado da Bahia, o que também facilita a convivência entre os pacientes, já que são da mesma região", reiterou o médico.
Dr. Eduardo disse que Deus tem iluminado seu caminho, mas para a manutenção da casa, também conta com apoio de amigos das cidades de Livramento e Jussiape, na Bahia, que realizam eventos para arrecadar alimentos e produtos de limpeza.
O vereador Zé Bedé disse que ficou encantado com o trabalho do médico e sua esposa, e que não medirá esforços para contribuir com a iniciativa. "Esse casal é um exemplo e está ajudando o nosso povo nordestino. Por isso, nós hoje que estamos no Estado de São Paulo precisamos dar as mãos a esse projeto", disse o vereador.
Crédito foto: Rosi Bispo - assessora do vereador
Com informações da assessoria do gabinete do vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT).
Publicado em: 25/05/2016 17:30:00
Publicado por: Imprensa