Notícias

Notícias da Câmara



Câmara dá início à campanha “Outubro Rosa”

A Câmara Municipal inicia a partir desta semana a campanha "Outubro Rosa", que se estenderá por todo o mês. Os objetivos da campanha, de cunho nacional, são engajar o Poder Legislativo no combate ao câncer de mama e conscientizar a população sobre a prevenção, em especial, a feminina.

Desde segunda-feira (3) o átrio da Câmara está decorado com duas grandes faixas na cor rosa. O local também recebeu uma iluminação especial, na mesma tonalidade, chamando a atenção de quem transita à noite pelas ruas próximas para a campanha, cujo tema deste ano é “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”

A presidente da Câmara, vereadora Magda Carbonero Celidorio (Rede), anunciou a abertura da campanha durante a 36ª Sessão Ordinária, também na segunda-feira. “A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o país, além de enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas”, disse ela.

O movimento denominado “Outubro Rosa” surgiu no início da década de 1990, nos Estados Unidos. Desde então, a campanha passou a ser promovida anualmente em diversos países. Na mesma época, foi criado o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, pela Fundação "Susan G. Komen for the Cure".

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada já em estágios avançados. A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo. Ou pelo aspecto semelhante à casca de laranja e pelo aparecimento de secreção no mamilo e nódulo endurecido e fixo no seio, geralmente indolor. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.

No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados.

A Câmara divulgará em breve a programação a ser realizada neste mês sobre o tema. 

 

 

Visualize fotos




Publicado em: 04/10/2016 18:57:00

Publicado por: Imprensa