Foi lançado oficialmente na manhã de quinta-feira (10) o vídeo-documentário “Câmara de Araras – A História”, produzido pelo Poder Legislativo, contando a própria história, a partir de sua instalação em 1873. O evento aconteceu no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” e contou com as participações de estudantes, vereadores e membros da comunidade.
O documentário foi produzido pela TV Câmara Araras, com apoio da Escola Legislativa e da Câmara Participativa. As pesquisas de texto e de imagens, a elaboração do roteiro e a edição foram realizados durante cinco meses pela equipe da Diretoria de Comunicação da Câmara.
Antes da exibição do vídeo, o diretor de comunicação, Vinícios Felizati Franzoni, explicou aos presentes sobre os objetivos da produção. “Além de ser distribuída para as escolas, ficará disponível na internet para que todo mundo tenha acesso e possa entender um pouco mais sobre a história da Câmara e do município de Araras. A Câmara também vai participar, com o vídeo, de um concurso de documentários promovido pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas – Astral.”
Assistiram à primeira exibição pública do vídeo a presidente da Câmara, vereadora Magda Carbonero Celidorio (Rede); o vereador Breno Zanoni Cortella (PDT); a professora Mara Gagneggi Andrade Leveghim, representando a secretaria municipal de Educação; o sub-tenente Marcos Buzolin, representando o Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e Gabriel Cianciardi Neto, representando a Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino – Fade e o Comseg – Conselho Municipal de Segurança Pública.
O Colégio COC Cognus esteve representado por alunos do 9º ano do ensino fundamental, e o Colégio Objetivo por alunos do 2º ano do ensino médio, acompanhados por professores e funcionários.
O aluno Thomas Castro Premoli, do COC, comentou sobre o conteúdo exibido. “Com esse documentário, vimos o quanto aconteceu com a gente e aprofundamos mais na nossa cidade. E como se aplica o contexto da história do Brasil aqui em Araras também.”
Laryssa Valencise, aluna do Objetivo, teve a mesma opinião sobre o documentário. “Eu achei muito interessante por abranger não só a história de Araras, mas por relacioná-la ao contexto geral do Brasil, que é algo que a gente estuda na escola, mas não regionaliza”, afirmou.
Para a presidente da Câmara, o trabalho ficou rico em informações. “Isso é muito importante para a cidade de Araras porque um povo que não tem história é um povo morto! É uma forma de guardar a história do município, do Poder Legislativo, de tudo o que aconteceu em Araras em relação à política. Vai auxiliar, inclusive, muitos estudantes”, comentou Magda.
No próximo final de semana, o documentário será exibido pela TV Câmara, à noite, através do canal 4 da Net. No sábado (12), a exibição ocorrerá logo após a reprise da 41ª Sessão Ordinária do Legislativo (que terá início às 19h30). E no domingo (13), após a reprise do programa Universidade e Comunidade (com início também às 19h30). Ao longo da semana que vem, as exibições acontecerão em diversos horários da programação.
O vídeo poderá ser acessado ainda por meio do site da Câmara Municipal (araras.sp.leg.br). Clicando no ícone da TV Câmara, na coluna à direita da página, após a sua abertura o internauta deverá clicar novamente na categoria TV Câmara (barra azul), onde a produção estará disponível.
Publicado em: 10/11/2016 17:10:00
Publicado por: Imprensa